Leia também:
X CGU adia quebra de sigilo sobre vacinação de Jair Bolsonaro

Lula diz que cobrou explicação de ministro sobre estrada

Presidente afirmou que pessoas que forem culpadas em casos de corrupção sairão do governo

Pleno.News - 17/02/2023 09h21 | atualizado em 17/02/2023 11h59

Lula ao lado de Juscelino Filho Foto: EFE/ Andre Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, nesta quinta-feira (16), ter determinado que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentasse explicações sobre o uso de R$ 5 milhões das emendas de relator, apelidadas de orçamento secreto, para asfaltar uma estrada que corta fazendas da família dele. A informação sobre o uso do recurso foi revelada pelo jornal O Estado de São Paulo.

Dos Estados Unidos, Lula disse que ordenou que o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, transmitisse a Juscelino Filho a cobrança.

– Quando saiu a denúncia do ministro Juscelino, eu liguei para o Padilha, eu estava nos Estados Unidos, e falei: “Padilha, eu quero que você converse com Juscelino. Eu quero que você ouça a explicação dele, porque ele tem de se explicar corretamente para os meios de comunicação”. E vai ser assim que vai acontecer com todas as denúncias – disse, em entrevista à CNN.

Lula citou o caso ao ser questionado sobre critérios intoleráveis para a permanência de membros do governo que vierem a ser denunciados por corrupção e por mau uso de recursos públicos.

– Se a pessoa tiver culpa, a pessoa simplesmente sairá do governo – afirmou.

O presidente condicionou eventual demissão de ministros a “análise interna” de cada caso pela Controladoria-Geral da União (CGU).

– Nós vamos ver internamente, através da CGU, para saber se tem procedência a denúncia. Se tiver procedência a denúncia, o ministro será afastado. Se não tiver procedência, segundo a CGU, vamos dizer que não tem procedência – disse.

VERSÃO DE JUSCELINO
Na época em que a denúncia se tornou pública, Padilha disse ao jornal O Estado de São Paulo que nada desabonava a conduta do ministro das Comunicações. Segundo ele, Juscelino teria justificado que a estrada não chegaria às fazendas.

No entanto, de acordo com o veículo, a via de 19 quilômetros que será pavimentada passa por dentro de oito imóveis rurais de Juscelino e de pessoas da família dele. Inclusive, passa bem na frente de uma pista de pouso privada construída pelo político maranhense dentro de uma das propriedades.

*AE

Leia também1 CGU adia quebra de sigilo sobre vacinação de Jair Bolsonaro
2 Chefe do BC acerta ida ao Senado para explicar política monetária
3 Chernobyl americano: Entenda o ocorrido com trem nos EUA
4 Estudantes de Ohio saem para evangelizar após Asbury
5 Lula promete que irá fazer "indicação neutra" para o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.