Leia também:
X Ciro Gomes se filiará ao PSDB e concorrerá ao governo do Ceará

Lula diz que Brasil não aceitará que outro país “fale grosso”

Fala foi entendida como indireta a Donald Trump

Pleno.News - 18/10/2025 19h25 | atualizado em 20/10/2025 18h32

Lula Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (18), em São Paulo, que espera que nenhum outro país volte a “falar grosso” com o Brasil. A declaração foi feita durante um discurso em defesa da integração latino-americana.

Lula destacou o desejo de fortalecer uma identidade comum na região.

– A gente quer formar uma doutrina latino-americana, com professor latino-americano, com estudantes latino-americanos, para que esse continente um dia seja independente. Que nunca mais um outro presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil porque a gente não vai aceitar – afirmou.

A fala ocorre em meio a tensões diplomáticas com os Estados Unidos, após o aumento de 50% nas tarifas de importação, medida adotada pelo governo norte-americano. O comentário de Lula é visto como uma possível provocação ao presidente Donald Trump, ainda que ele não tenha citado nomes diretamente.

O governo brasileiro tenta reaproximar-se dos EUA para negociar a redução das taxas, enquanto mantém um discurso de defesa da autonomia e da união entre os países da América Latina.

Leia também1 Ciro Gomes se filiará ao PSDB e concorrerá ao governo do Ceará
2 Samara Felippo paga indenização a Mario Frias após decisão judicial
3 Polícia encontra ossos e crânios dentro de apartamento em SP
4 Compositor Tony Ricardo recebe alta e agradece orações
5 Lula presta condolências após acidente de ônibus em PE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.