Leia também:
X Governo Lula gasta meio milhão em posts críticos à operação no RJ

Lula diz que Belém será outra cidade no pós-COP30

Presidente refutou críticas sobre falta de estrutura

Pleno.News - 01/11/2025 20h39 | atualizado em 06/11/2025 16h10

Lula e Helder Barbalho Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), refutou, neste sábado (1º), os argumentos sobre a possível falta de estrutura da capital paraense para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Segundo ele, Belém (PA) não será “mais a mesma” após o grande evento, que deve receber mais de 40 mil pessoas, de acordo com estimativas do governo.

As dificuldades logísticas de uma conferência desse porte já eram esperadas e até recentemente estavam concentradas na falta de hospedagem suficiente e preços abusivos em locações. Lula sugere que os problemas operacionais estariam atenuados.

– Quem é que imaginava há pouco tempo que um transatlântico, que carrega 100 mil passageiros, viria para cá? Ninguém. Estamos mostrando que é possível. As pessoas que não queriam trouxéssemos a COP pro Norte do país, porque não tinha estrutura. Está aqui a estrutura. Quando há disposição política de fazer, as coisas acontecem – declarou em vídeo publicado nas redes sociais.

O presidente participou da entrega das obras de requalificação do chamado Porto de Outeiro e da ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém.

A COP30 vai ser realizada entre 10 e 21 de novembro, precedida pela chamada de Cúpula dos Líderes nos dias 6 e 7 de novembro.

O encontro internacional reúne chefes de Estado de dezenas de países, ministros e dirigentes de organizações internacionais.

*AE

Leia também1 Zucco pede viagem oficial para conhecer modelo de Bukele
2 De olho no Senado, Carol de Toni recebeu convite de cinco partidos
3 Aprovação de Cláudio Castro sobe para 40% após megaoperação
4 Restos mortais enviados pelo Hamas não são de reféns
5 Governo Lula é reprovado por 59,4% dos evangélicos, diz estudo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.