Leia também:
X Polícia Civil indicia esposa de jogador por lavagem de dinheiro

Lula diz aos chineses que Brasil não vai mais vender estatais

Presidente defendeu ainda transações comerciais entre países sem passar pelo dólar

Pleno.News - 15/04/2023 11h40 | atualizado em 17/04/2023 17h44

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges

O Brasil não vai vender mais empresas estatais, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à rede de televisão estatal chinesa CCTV.

Na conversa, o petista defendeu ainda transações comerciais entre países sem passar pelo dólar, a busca de uma solução para a guerra da Ucrânia e a criação de uma nova forma de governança mundial, em que países como China, Brasil e México tenham mais espaço.

– Não queremos ser vendedor nem só de commodities ou vendedor de empresa estatal. O que o Brasil quer propor à China é que nós precisamos construir uma centena de coisas novas que passa por rodovia, por ferrovia, por portos, aeroportos, que passa por novas indústrias, que passa por empresas de químicas, que passa por investimentos novos – afirmou Lula, segundo transcrição da conversa liberada pelo governo brasileiro.

Lula defendeu na conversa com a imprensa chinesa, como já havia dito em outras ocasiões durante a viagem ao país asiático, que é preciso avançar na relação do Brasil com a China. Não apenas na questão econômica e na questão comercial, mas em temas como ciência e tecnologia, convênios entre as universidades e na transição energética.

– Nós precisamos estabelecer uma política em que a China se transforme em parceiro de investimentos no Brasil – defendeu.

Sobre reformas em organismos multilaterais, que Lula já havia defendido na viagem durante discurso na posse de Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, o petista afirmou que é preciso dar mais representatividade ao Conselho de Segurança das Nações Unidos.

– Eu acho que tem que ter países da América do Sul, América Latina, países da África. Não é possível, que o continente africano com 54 países não possa ter representante – disse.

Segundo ele, “se você não tiver um Conselho de Segurança da ONU, com autoridade de decidir, e os países signatários cumprirem, não vai resolver o problema climático no mundo”.

– A única coisa que eu quero é o seguinte: é preciso criar uma nova forma de governança mundial. A China tem que ser levada em conta. O Brasil tem que ser levado em conta. Um país como a Nigéria, como o Egito, como México, tem que ser levado em conta. A Índia tem que ser levada em conta – comentou o presidente.

Segundo o petista, na medida em que esses países vão crescendo e se desenvolvendo, obviamente começam a assustar aqueles que se sentiam o dono do mundo.

Sobre a guerra na Ucrânia, o presidente brasileiro disse estar “obcecado” em conversar com as pessoas pelo mundo para encontrar um jeito de alcançar a paz. Lula defendeu que países parem de fornecer armas para o conflito e que busquem uma solução de paz.

*AE

Leia também1 Após dois dias na China, Lula chega aos Emirados Árabes
2 Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024
3 Lula faz acordo com TV e agência de notícias chinesas
4 Bolsonaro critica Lula por taxar o povo por "interesses escusos"
5 Polícia investiga vazamento de fotos da autópsia de Marília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.