Leia também:
X Anderson Torres deve prestar novo depoimento nesta segunda

Lula dispensa mais 4 militares; total de exonerados chega a 89

Decisão foi publicada no Diário Oficial da União

Thamirys Andrade - 23/01/2023 10h23 | atualizado em 23/01/2023 10h47

Presidente Lula durante reunião com ministros
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Andre Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue dispensando militares de seu governo. Os atingidos pela decisão nesta segunda-feira (23) foram quatro oficiais do Exército, que trabalhavam na vice-Presidência. No total, o número de demitidos soma 89.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Nele, foram listados os nomes dos militares em questão. Trata-se do cabo Matheus Augusto Borges Pessoa, que atuava como especialista na Assessoria Militar; o também cabo Paulo Jhonatan Soares de Souza, especialista no Departamento de Administração e Finanças; além do sargento Evaldo Cristiano Nunes Moura e do tenente-coronel Alexandre de Assis Lauria, ambos assistentes na Assessoria Militar.

As dispensas ocorrem em um momento de tensão entre o presidente e os militares após a invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Neste fim de semana, Lula chegou a trocar o comando do Exército, que antes era chefiado pelo comandante do exército Júlio César Arruda. O motivo para a demissão seria que Arruda queria manter a nomeação do tenente-coronel Cid o 1° BAC (Batalhão de Ações de Comandos) de Goiânia, após acusação de caixa 2 no governo Jair Bolsonaro (PL).

O ex-vice-presidente e senador eleito, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), avaliou que Lula “quer alimentar” uma crise com as Forças Armadas.

– Se o motivo foi tentativa de pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação, mostra que o governo realmente quer alimentar uma crise com as Forças e em particular com o Exército. Isso aí é péssimo para o país – analisou.

Leia também1 Anderson Torres deve prestar novo depoimento nesta segunda
2 Governo federal prorroga uso da Força Nacional em Brasília
3 Damares se manifesta sobre Yanomami: Não houve omissão
4 Zoe posta foto voltando para o Brasil: "Atazanar esquerdistas"
5 Lula e Fernández: Decidimos avançar sobre moeda comum

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.