Leia também:
X Jair Bolsonaro visita obra em Mossoró e publica vídeo

Lula discute novo pacote fiscal com Motta, Rui Costa e Gleisi

Encontro aconteceu no Palácio do Alvorada

Pleno.News - 14/06/2025 14h51 | atualizado em 17/06/2025 16h35

Hugo Motta, presidente da Câmara, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado (14) com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, de acordo com fontes.

O encontro ocorre no Palácio do Alvorada, residência oficial da presidência da República, em meio às negociações entre o governo e o Congresso para a aprovação da MP com medidas alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O encontro não está nas agendas oficiais das autoridades.

Ainda neste sábado, Lula deve participar da ativação do novo sistema de Defesa Civil Alerta no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). O evento está previsto para o meio-dia segundo a agenda oficial do presidente da República.

Na quinta-feira (12), Motta disse, no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar a urgência do projeto de decreto legislativo que susta efeitos do decreto do governo que trata do aumento do IOF.

– Conforme tenho dito nos últimos dias, o clima na Câmara não é favorável para o aumento de impostos com objetivo arrecadatório para resolver nossos problemas fiscais – afirmou o deputado, pela internet.

Um dia antes, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que comunicou à equipe econômica do governo Lula sobre a “reação muito ruim” de setores do Congresso Nacional às mudanças pré-anunciadas no IOF e defendeu a isenção de títulos que servem como fonte de financiamento para o agronegócio e para o setor imobiliário.

Ele afirmou ainda que não está no cargo para “servir a projeto político de ninguém”, ao cobrar que o governo proponha medidas de cortes de gastos como um “dever de casa fiscal”.

*AE

Leia também1 Democratas, deputada é morta e senador é baleado nos EUA
2 Na Casa Branca, Eduardo trata da posição de Lula sobre Israel
3 Irã ameaça atacar EUA, Reino Unido e França, se interferirem
4 Tragédia em MS: Criança de 2 anos mata mãe com arma do pai
5 STF: Entenda as próximas fases da ação sobre o suposto golpe

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.