Lula discursa: Não fui eleito para “fazer benefício para rico”
Em desespero fiscal, governo busca, a qualquer custo, tomar receita do contribuinte
Marcos Melo - 12/06/2025 15h01 | atualizado em 12/06/2025 16h54

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta quinta-feira (12), que não foi eleito para “fazer benefício para rico”. Segundo ele, os ricos recebem R$ 860 bilhões em isenções fiscais e o Brasil vive uma “sina desgraçada de que pobre tem que nascer e morrer pobre”.
A fala do petista se dá em momento de desespero do governo, que busca tomar receita do contribuinte a qualquer custo, uma vez que as contas deste governo, perdulário, não fecham.
– Eu não fui eleito para fazer benefício para rico. Eu quero que eles ganhem o que eles têm direito. Eu não quero impedir que eu bote as pessoas mais pobres na escola, eu não tive escola e oportunidade. Eu quero garantir que o filho de uma empregada doméstica possa disputar a mesma vaga na universidade que o filho da patroa dela, e que vença o melhor – afirmou o presidente.
A declaração ocorre em meio à fraude do INSS, envolvendo Frei Chico, irmão do presidente Lula, em esquema que envolve retiradas ilegais de valores dos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização, nem comunicado. De acordo com a Polícia Federal (PF), a fraude já ultrapassou a quantia de R$ 6,3 bilhões.
O Partido dos Trabalhadores e os governistas atuam fortemente para impedir que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar todos os envolvidos e o modus operandi do esquema criminoso.
Nesta quinta, Lula participou de uma cerimônia para anunciar avanços do Acordo Rio Doce em Minas Gerais. O projeto busca reestruturar a região da Barragem do Fundão, em Mariana, onde ocorreu um rompimento em novembro de 2015.
*Com informações AE
Leia também1 Gestão Lula publica novo decreto do IOF, e MP que sobe tributos
2 Lula manifesta apoio a Kirchner, condenada por corrupção
3 Justiça cobra União por show em jantar para Lula na França
4 Partidos se posicionam contra medidas de aumento de impostos
5 Chamado de ladrão, Lula processa radialista da Bahia