Leia também:
X Chuva causa duas mortes e deixa prejuízos em Santa Catarina

Lula deve anunciar mais nomes para ministérios nesta semana

Informação é do futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa

Pleno.News - 20/12/2022 12h10 | atualizado em 20/12/2022 12h27

Presidente eleito Lula e futuro ministro da Casa Civil Rui Costa Foto: EFE/ André Borges

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira (20), que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar mais nomes para integrar seus ministérios ainda nesta semana. Segundo ele, a grande maioria dos nomes que ficarão à frente das pastas já está definido.

– Está praticamente tudo pronto – disse a jornalistas ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília.

Segundo o futuro ministro, os organogramas de todos os ministérios estão prontos e serão entregues aos indicados para os ministérios, à medida em que forem anunciados.

Lula deve contar com 37 ministros em sua equipe. Ao comentar sobre a composição da equipe, Rui Costa afirmou que, apesar da ampliação na quantidade de ministérios, não devem se elevar os custos e cargos.

– Fora o cargo individual de ministro, toda estrutura foi feita a partir de remanejamento de estruturas existentes – explicou.

Costa citou ainda que a equipe está preparando toda estrutura e atos normativos que Lula deverá assinar no dia 1º de janeiro. A lista inclui decretos para revogar medidas tomadas pela atual gestão.

SEGURANÇA
Questionado, Rui Costa afirmou ainda que a equipe contará com uma estrutura provisória de segurança para o presidente eleito até uma reestruturação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Ele afirmou que já há um nome definido para o cargo, mas que cabe a Lula anunciar.

Há uma expectativa de que Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) participem de uma cerimônia na próxima quinta (22), no CCBB, para apresentarem a formatação final do novo governo. O evento deve contar com a confirmação de novos nomes para as 37 pastas.

*AE

Leia também1 Randolfe desiste e retira PEC que acaba com Fundo Constitucional
2 Michelle prestigia diplomação de Damares e é ovacionada
3 Camilo Santana será o ministro da Educação, decide Lula
4 Governo do Peru informa que 25 pessoas morreram em protestos
5 Filho do ex-governador Sérgio Cabral comemora saída do pai

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.