Lula deve anunciar Boulos na Secretaria-Geral nesta semana
O deputado do PSOL vai substituir Márcio Macêdo
Pleno.News - 20/10/2025 16h35 | atualizado em 20/10/2025 18h23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, entre esta segunda (20) e terça-feira (21), a nomeação do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) para a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Com a mudança, o atual ministro Márcio Macêdo deixará o cargo para dar lugar ao parlamentar, que tem histórico de militância e forte vínculo com movimentos sociais.
A escolha é vista como uma tentativa de Lula de retomar o diálogo direto com a base popular, considerada essencial para a sustentação política do governo e para as articulações visando as eleições de 2026.
Segundo aliados do presidente, a decisão faz parte da estratégia de reconstruir pontes com lideranças de movimentos sociais, setor que sempre foi um dos principais apoios do petista.
O nome de Boulos passou a ser cogitado para o ministério desde setembro, após informação divulgada pela Folha de S.Paulo. A expectativa era de que o anúncio ocorresse após o retorno de Lula dos Estados Unidos, mas a confirmação acabou sendo adiada.
Leia também1 Trump: Hamas será “erradicado” se romper cessar-fogo
2 Por erro do MPF, STJ exclui Dirceu e Genoíno de ação do Mensalão
3 Papa recebe pela 1ª vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica
4 Doria defende candidatura de centro para as eleições de 2026
5 De olho nas eleições, governo Lula começa a pagar Auxílio Gás



















