Leia também:
X Pais de crianças agredidas em praia prestam depoimento

Lula despacha no Palácio do Planalto após varredura da PF

Além das averiguações de segurança, alguns reparos na estrutura do prédio estão sendo feitos

Thamirys Andrade - 04/01/2023 13h18 | atualizado em 04/01/2023 13h25

Palácio do Planalto na Praça dos Três Poderes em Brasília Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a despachar diretamente no Palácio do Planalto, sede do Executivo federal nesta quarta-feira (4). Até agora, o petista vinha trabalhando no hotel de Brasília onde está hospedado desde a transição. Lula transferiu suas atividades para o Planalto após a Polícia Federal (PF) realizar uma varredura no edifício.

Segundo a agenda divulgada, Lula passa o dia todo no local, entre conversas com ministros já empossados e a participação nas cerimônias de posse do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) na pasta da Indústria e Comércio Exterior e de Marina Silva no Meio Ambiente.

Além das averiguações de segurança, alguns reparos na estrutura do prédio estão sendo feitos para receber o novo presidente e a primeira-dama Janja, que deve ocupar um gabinete no terceiro andar do edifício.

Durante o primeiro dia útil do novo governo, Lula se dedicou a realizar um “revogaço” de medidas do governo de Jair Bolsonaro (PL), incluindo as decisões do antecessor que facilitaram acesso a armas. O petista também determinou a revisão, em 30 dias, de decisões que impuseram sigilo sobre informações da administração anterior.

O Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República, também deve passar por readequações. Antes de se mudar temporariamente para o hotel, uma das possibilidades era fazer a mudança de Lula e Janja para a Granja do Torto, enquanto o Alvorada estivesse em reforma. Entretanto, como mostrou o Estadão, aliados informaram ao petista que o imóvel estava “caindo aos pedaços”. Paulo Guedes morou ali até dezembro de 2022.

Questionados sobre a varredura no Palácio do Planalto, a Polícia Federal disse que não teria informações a divulgar.

*AE

Leia também1 Lula convoca primeira reunião ministerial do novo governo
2 Mulher de Serere diz que ele teve parada cardíaca; prisão nega
3 EUA executam primeira detenta trans condenada à morte
4 Diretor de Pesquisas assume presidência interina do IBGE
5 Nomeado para a Embratur, Freixo anuncia filiação ao PT

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.