Leia também:
X Brasil rompe exclusividade dos EUA e envia militares à China

Lula desiste de tentar conquistar apoio dos evangélicos, diz jornal

Pesquisas mostram que sete a cada dez evangélicos rejeitam o governo petista

Pleno.News - 10/08/2025 19h27 | atualizado em 11/08/2025 14h12

Lula participa de encontro com evangélicos, em São Paulo Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu encerrar a tentativa de aproximação com evangélicos, segundo aliados ouvidos pelo jornal Estadão. A mudança de postura, relatada nos últimos dias, preocupa o Palácio do Planalto, que vê aumento da rejeição ao governo nesse segmento ligado majoritariamente à direita.

Pesquisas recentes apontam queda no apoio dos evangélicos. Levantamento Datafolha de 2 de agosto mostra que apenas 18% avaliam o governo de forma positiva, contra 30% em outubro de 2024. Já a rejeição chegou a 55%, o maior índice desde março de 2023.

No Instituto PoderData, o cenário também é desfavorável: 69% desaprovam a gestão, enquanto 26% aprovam. Isso significa que sete em cada dez evangélicos estão insatisfeitos com o governo federal.

Aliados afirmam que Lula parou de usar referências religiosas em discursos, prática que se tornou comum em eventos no país. Um interlocutor resumiu a decisão dizendo que “Lula cansou” de tentar essa aproximação.

Apesar da desistência do presidente, o PT mantém ações para tentar reduzir a distância com esse público. Em maio, a Fundação Perseu Abramo promoveu um curso para militantes evangélicos, visando prepará-los para o debate com religiosos.

Leia também1 Brasil rompe exclusividade dos EUA e envia militares à China
2 Conselheiro de Trump: "Não vou parar até Bolsonaro ser livre"
3 Bolsonaro pode processar Santa Cruz, que falou em "bala na nuca"
4 Ministra ignorou pedido de ajuda a feminista perseguida por Hilton
5 Ator condenado por pedofilia volta ao ar em reprise da Globo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.