Lula demite presidente do INSS que ficou só 11 meses no cargo
Gilberto Waller deixa a função e dá lugar para Ana Cristina Silveira
Paulo Moura - 13/04/2026 11h59 | atualizado em 13/04/2026 12h00

O Ministério da Previdência Social anunciou nesta segunda-feira (13) que Ana Cristina Silveira será a nova presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no lugar de Gilberto Waller, demitido após somente 11 meses no cargo. Segundo a pasta, Ana é servidora de carreira do órgão há mais de 20 anos e chega com a missão de acelerar a fila de benefícios, simplificar processos e melhorar o atendimento no órgão.
– Agradeço a Gilberto Waller pela importante contribuição nesse período e dou as boas-vindas à Dra. Ana Cristina. Ela tem o perfil ideal para iniciar esse novo momento e cumprir a determinação do presidente Lula, que é solucionar a fila e não deixar nenhum brasileiro para trás – disse o ministro Wolney Queiroz.
Waller assumiu o INSS em maio do ano passado depois do pedido de demissão de Alessandro Stefanutto, que saiu em meio a uma ordem judicial que decretou seu afastamento do cargo. O então presidente do órgão enfrentava investigação por conta da fraude bilionária de descontos indevidos de beneficiários do INSS, que virou alvo inclusive de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso.
Gilberto comandou o processo de ressarcimento dos afetados pela fraude, chegando a ressarcir R$ 2,959 bilhões a 4,3 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes. A entrada de Waller no cargo tinha ocorrido também no contexto da saída do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deixou o cargo em meio ao escândalo dos benefícios.
*AE
Leia também1 Após chamar o papa de "fraco", Trump posta imagem como Jesus
2 Governador interino do RJ dobrou salário com idas à Europa
3 Enem 2026: Período para pedir isenção da taxa começa hoje
4 PT busca aliança com o PSDB para fortalecer Haddad em SP
5 Morre Dolly Martinez, do reality Quilos Mortais, aos 30 anos



















