Leia também:
X André Fernandes depõe na PF em inquérito aberto por Moraes

Lula deixa inauguração da linha do Gripen sem discursar

Presidente também saiu do local sem dar entrevistas à imprensa

Pleno.News - 09/05/2023 13h39 | atualizado em 09/05/2023 14h10

Lula deixa inauguração da linha do Gripen sem discursar Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou por volta das 12h30 desta terça-feira (9), a cerimônia de inauguração da linha de montagem do caça F-39 Gripen na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, e retorna a Brasília.

Lula descerrou a placa comemorativa de inauguração da linha após assistir à exibição de um sobrevoo do caça. Durante a cerimônia, o presidente também recebeu uma maquete da aeronave, porém não discursou e saiu do local sem dar entrevistas à imprensa.

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR
FÁBRICA
A fábrica da Embraer vai produzir 15 dos 40 caças F-39 encomendados à sueca Saab, incluindo aqui as quatro aeronaves incluídas no contrato no ano passado. O modelo foi escolhido em dezembro de 2013, ainda no governo Dilma Rousseff, em licitação internacional também disputada pelo francês Rafale, da Dassault, e pelo americano F18 Super Hornet, da Boeing, com objetivo de renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB).Engenheiros e técnicos brasileiros passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da Saab em Linköping dentro da parceria para a produção local da aeronave.

As entregas dos caças vão acontecer até 2027. Quatro dos aviões estão há seis meses em operação na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e outros dois chegaram ao país na última sexta-feira (5).

O evento desta terça marca oficialmente o início da produção do caça no Brasil na esteira do que é considerado um dos maiores programas de transferência de tecnologia da história do país, e o maior já feito pela Saab a outra nação.

*AE

Leia também1 Viagem de Lula para a China custou ao menos R$ 5,5 milhões
2 Defensor dos povos indígenas, Marcelo Zelic morre após AVC
3 Lula desiste de ir à reunião, e Padilha pode ser o motivo
4 No Roda Viva, Gilmar Mendes 'desafia' Sergio Moro para debate
5 Simone Tebet sobre inflação de abril: "Teremos uma surpresa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.