Leia também:
X Rússia vai parar de vender hidrocarbonetos em euro e dólar

Lula defende solução política para guerra na Ucrânia

Petista deu declarações em Portugal, neste sábado

Pleno.News - 22/04/2023 11h09 | atualizado em 24/04/2023 20h33

Lula, o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, e Janja Foto: Ricardo Stuckert/PR

Neste sábado (22), o presidente Lula (PT) voltou a defender uma solução “política negociada” para o fim da guerra na Ucrânia. Ele deu declarações durante coletiva após reunião com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. As informações são do site O Antagonista.

Ainda sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, Lula reforçou a sugestão da criação de um grupo para mediar uma saída em prol da paz.

– Ao mesmo tempo que defendemos a integridade territoral da Ucrânia, defendemos uma decisão política negociada para o conflito. Precisamos criar urgentemente um grupo de países que tente sentar-se à mesa, tanto com a Ucrânia como com a Rússia para encontrar a paz – declarou.

Lula foi questionado por uma jornalista portuguesa, que quis saber se ele continua pensando que a União Europeia está contribuindo para a guerra na Ucrânia. O petista disse “se você não fala em paz, você contribui para a guerra”.

– Veja, se você não fala em paz, você contribui para a guerra. Eu vou te contar um caso: o chanceler Olaf Scholz foi ao Brasil e foi pedir para que o Brasil vendesse os mísseis para que ele doasse à Ucrânia. O Brasil se recusou a vender os mísseis, porque se a gente vendesse os mísseis e esses mísseis fossem doados à Ucrânia e esses mísseis fossem utilizados e morresse um russo a culpa seria do Brasil. O Brasil estaria na guerra. E o Brasil não quer participar da guerra. O Brasil quer construir a paz – falou.

A manhã deste sábado marcou o primeiro dia de agenda pública de Lula em Portugal. Após terem sido recebidos pelo presidente português, o petista e a primeira-dama, Janja, prestaram uma homenagem ao poeta português Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos.

Leia também1 Janja posta foto de Lula com gravata nova: Quem ama cuida
2 Partido Novo aciona PGR e vê prevaricação de Gonçalves Dias
3 Damares quer explicação sobre carga trazida por Lavrov
4 Em depoimento, ex-GSI diz que houve apagão no 8 de janeiro
5 Moro critica Lula: "Planeja nova derrama contra os brasileiros"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.