Lula defende Janja de críticas: “É a bola da vez, para me atingir”
Petista instou a primeira-dama a continuar com intromissões no governo
Pleno.News - 22/02/2025 16h07 | atualizado em 24/02/2025 18h50

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste sábado (22), a primeira-dama Janja da Silva em relação às críticas que ela recebe sobre sua intromissão no governo. De acordo com petista, “Janja é a bola da vez”.
– “Ah, porque a Janja se intromete no governo”. Graças a Deus, eu tenho uma mulher com quem eu converso de política. Graças a Deus ela não é uma pessoa que tem medo de falar com o marido. Lá em casa, foi assim com a Marisa e é assim com ela. Cada uma fala o que quiser, na hora que quiser. Eu não sou obrigado a concordar, mas, se discordar também, tenho que perder alguns debates – disse Lula.
Segundo o petista, os críticos de seu governo começaram a criticar a primeira-dama com o objetivo de atingi-lo. Em discurso na festa de 45 anos do Partido dos Trabalhadores, no Rio de Janeiro, Lula acenou a Janja para que ela siga atuante com as intromissões.
– A Janja agora é a bola da vez. Agora, para me atingir, eles começam a atacar a Janja. E eu digo sempre a ela: você tem duas opções. Ou você para de fazer o que você gosta, eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar a tua ideologia, não vão mudar o teu pensamento. Isso é uma guerra.
– Portanto, Janja, continue de cabeça erguida, fazendo o que você gosta, não ligue para a oposição – continuou.
A influência de Janja sobre Lula incomoda aliados do petista e é criticada nos bastidores desde a campanha eleitoral de 2022. O tema voltou à tona recentemente por causa da carta escrita pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay. No texto, ele afirma que Lula está isolado e capturado, sem conversar com vários políticos. O conteúdo foi entendido no mundo político como uma crítica a Janja e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações AE
Leia também1 Ministro do STJ destrava ação que pode retirar Janja do Planalto
2 Daniela Lima: "Janja define rotina de Lula e restringe encontros"
3 Festa dos 45 anos do PT tem mais "sem anistia" que jingles
4 Governo gastará R$ 1,7 milhão para trocar móveis e eletros
5 Flávio Bolsonaro critica viagem de Janja ao Vaticano