Leia também:
X Vídeo: No Recife, público de show grita “Lula ladrão”

Lula defende empréstimo para construir metrô na Venezuela

Ex-presidente afirmou que financiar obras em outros países seria "a coisa mais normal do planeta"

Paulo Moura - 06/04/2022 14h51 | atualizado em 06/04/2022 15h43

Ex-presidente Lula Foto: Reprodução/YouTube TVT

Assunto controverso ao longo dos últimos anos, os empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a realização de obras no exterior, especialmente em países simpáticos aos governos do PT, foram abordados pelo ex-presidente Lula durante uma entrevista concedida à Rede T de rádios, do Paraná, na manhã desta terça-feira (5).

Durante a conversa, Lula defendeu o empréstimo brasileiro para a realização de obras em outros países. Um exemplo lembrado por ele foi a obra do metrô de Caracas, capital da Venezuela, que segundo o petista foi iniciada de forma “correta” no governo de Fernando Henrique Cardoso. Para Lula, o ato de financiar obras em outros países seria “a coisa mais normal do planeta”.

– O Brasil é o único país que, quando o BNDES empresta dinheiro para fazer uma obra no exterior, tudo que vai ser utilizado e todo o serviço é da engenharia brasileira. Na verdade, o Brasil está exportando serviços, está exportando engenharia, termina sendo uma coisa lucrativa quando você vende e uma coisa quando você recebe. É a coisa mais normal do planeta Terra – alegou.

Em outro momento, ao ser questionado se a medida seria correta mesmo diante dos problemas internos do Brasil, Lula defendeu a prática dizendo que ela não representa a retirada de dinheiro do Orçamento; mas que, na verdade, a verba utilizada em obras no exterior seria referente a valores que o empresariado brasileiro não toma emprestado.

– Você não está retirando dinheiro do Orçamento, você está fazendo dinheiro emprestado, que as pessoas pagam juros. Pagam o principal e ainda pagam pelas importações que fazem de nós – completou.

Leia também1 STF desmente fala atribuída a Luís Barroso sobre Bolsonaro
2 Podemos planeja cobrar União Brasil por despesas com Moro
3 History estreia The Chosen, série sobre Jesus e seus discípulos
4 Personal trainer retoma conta no Instagram e recebe apoio
5 Após ostentar relógio de R$ 50 mil, Lula critica classe média

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.