Leia também:
X Cantor quer nome atípico para o filho e cartório nega registro

Lula defende Cuba e Venezuela de “bloqueio” e “ingerência”

Para presidente brasileiro, conflitos nesses países serão resolvidos com "diálogo"

Thamirys Andrade - 23/01/2023 17h35 | atualizado em 23/01/2023 19h12

Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges

Durante sua visita a Casa Rosada, sede da Presidência da República argentina, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que irá ser um “construtor da paz” em relação à Venezuela e Cuba, ambos países que vivem sob ditadura. Para o petista, os problemas dessas nações serão resolvidas “com diálogo”, não com “bloqueios” e “ingerências”.

Em paralelo controverso, o petista comparou a invasão da Rússia à Ucrânia com as sanções contra a Venezuela, nação comandada por Nicolás Maduro.

– Penso que devemos ter duas coisas na cabeça: primeiro, a gente permitir que a autodeterminação dos povos fosse respeitada em qualquer país. Da mesma forma que eu sou contra a ocupação territorial como a Rússia fez na Ucrânia, eu sou contra muita ingerência no processo da Venezuela. E para resolver o problema da Venezuela, a gente vai resolver com diálogo, e não com bloqueio. A gente vai resolver com diálogo, e não com ameaça de ocupação. A gente vai resolver com diálogo, e não com ofensas pessoais – disse ele à imprensa.

Lula ainda criticou o ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que foi considerado presidente interino da Venezuela. Guaidó foi reconhecido por diversos países, entre eles os Estados Unidos e o Brasil, à época da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– Vejo muita gente pedir compreensão ao Maduro e essas pessoas se esquecem de que eles fizeram uma coisa abominável para a democracia, que foi reconhecer um cara que não era presidente, que não tinha sido eleito presidente da República, que foi o [Juan] Guaidó. E esse cidadão ficou vários meses exercendo o papel de presidente sem ser presidente – declarou Lula.

O petista prometeu restaurar as relações diplomáticas com a Venezuela, reabrindo a embaixada no país vizinho.

– O que eu quero pro Brasil eu quero para a Venezuela: respeito à minha soberania e respeito à autodeterminação do meu povo – defendeu.

Ele ainda expressou o desejo de que Cuba retorne a “um processo de normalidade” e que se ponha fim aos bloqueios contra o país caribenho, que na avaliação dele ocorrem “sem nenhuma necessidade”.

Leia também1 Ibaneis Rocha entrega celular à PF: "Demonstração de boa-fé"
2 Indicado por Moraes quer punição exemplar para militares
3 BNDES deve financiar obras de gasoduto na Argentina, diz Lula
4 PSOL: Chico Alencar disputará com Lira presidência da Câmara
5 Lula diz que "Forças Armadas não servem a um político"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.