Lula dedica início de sua fala na posse a atacar Jair Bolsonaro
Presidente discursou no plenário da Câmara e condenou o governo anterior
Marcos Melo - 01/01/2023 15h58 | atualizado em 02/01/2023 13h55

O presidente Lula (PT) dedicou o início de seu pronunciamento de posse no plenário da Câmara dos Deputados a atacar o governo de Jair Bolsonaro (PL), como faz habitualmente.
Ele afirmou que a democracia foi a grande vencedora destas eleições e superou a maior mobilização de verbas públicas e privadas. Lula atribuiu a Bolsonaro “as mais violentas ameaças à liberdade do povo, a mais abjeta campanha de mentiras e de ódio”.
– Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em torno de um projeto autoritário de poder. Nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos. Nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentiras disseminadas em escala industrial – proferiu Lula, acusando o ex-presidente.
No decorrer de seu discurso, além das variadas acusações a Bolsonaro, o petista disse que ele demoliu conquistas da democracia brasileira pós-Constituição de 1988.
– O grande edifício de direitos, de soberania e de desenvolvimento que esta nação levantou a partir de 1988 vinha sendo sistematicamente demolido nos anos recentes – argumentou.
Leia também1 Lula agradece ao TSE por vitória: "Prevaleceu a vontade das urnas"
2 Feliciano: 'Praça dos 3 Poderes se transforma na China comunista'
3 Em sessão no Congresso, Lula é empossado como presidente
4 Pastor Marcos Pereira e Nívea Silva estão na posse de Lula
5 Nikolas Ferreira sobre vermelho na posse: "Não é pelo país"