Leia também:
X Mulher é achada morta dentro de geladeira da casa onde vivia

Lula decide antecipar anúncio de José Múcio para chefiar a Defesa

Ex-ministro do TCU deve ser anunciado ainda hoje pelo petista

Paulo Moura - 08/12/2022 11h11 | atualizado em 08/12/2022 11h30

Ex-ministro do TCU, José Múcio deve ser anunciado como ministro da Defesa Foto: Divulgação/TCU

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu antecipar o anúncio do nome do primeiro ministro do seu futuro governo, que será o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio, escolhido pelo petista para o Ministério da Defesa. A divulgação está prevista para acontecer ainda nesta quinta-feira (8), de acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Segundo o colunista, interlocutores do petista informaram que o acerto foi feito em um encontro entre Lula e Múcio no hotel em que o presidente eleito está hospedado em Brasília (DF). Na última semana, Lula disse que só anunciaria o nome de seus ministros após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerimônia que está marcada para a próxima segunda-feira (12), mas ele teria mudado de ideia.

A decisão de adiantar especificamente a divulgação do nome de Múcio seria decorrente da necessidade de o futuro ministro da Defesa interagir com os Altos Comandos das Forças Armadas já como um nome indicado oficialmente para o cargo.

A partir do anúncio, Múcio já poderia procurar os comandantes das três Forças Armadas para definir os nomes dos seus sucessores. Pelo que está acordado entre Lula e o seu futuro ministro, os novos comandantes serão os oficiais mais antigos de cada Força, como é a tradição militar.

Com isso, o novo comandante do Exército deve ser o general Júlio Cesar de Arruda, enquanto o novo chefe da Marinha será o almirante Renato Aguiar Freire. Na Aeronáutica, o novo comandante será o brigadeiro Marcelo Damasceno. O primeiro deles é chefe do Departamento de Engenharia e Construção, enquanto os dois últimos ocupam a chefia do Estado-Maior de suas Forças.

Leia também1 Advogada esquerdista: Quem é a nova presidente do Peru
2 Bruno Dantas é eleito presidente do TCU; Vital do Rêgo será o vice
3 Peru: Pedro Castillo está preso no mesmo lugar que Fujimori
4 PEC do Estouro: Saiba quais os senadores que votaram contra
5 Senado Federal aprova texto da PEC do Estouro em dois turnos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.