Leia também:
X ONU desmente fala descabida de Marina sobre fome no Brasil

Lula culpa policiais por suicídio de reitor: “Polícia ignorante”

Petista deu declarações nesta quinta-feira

Pleno.News - 19/01/2023 16h33 | atualizado em 19/01/2023 17h30

Lula Foto: EFE/André Borges

Nesta quinta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou encontro com reitores, no Palácio do Planalto, para responsabilizar integrantes da operação Lava Jato pela morte do então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luis Carlos Cancellier Olivo, que se matou em 2017. Segundo o petista, o acadêmico foi alvo da atuação de uma equipe que buscava punir antes de investigar.

– Faz cinco anos e quatro meses de uma aberração que aconteceu neste país: a morte do reitor Luis Carlos Cancellier. Faz cinco anos que esse homem se matou pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram antes de investigar e julgar. A gente não pode nem fazer um ato em homenagem a ele porque durante muito tempo deixou de ter reunião de reitores – disse o presidente da República.

No discurso, Lula disse que seu governo vai recuperar as ideias de Cancellier para a educação.

– Haveremos de recuperar suas ideias e trabalhar para que nunca mais aconteça o que aconteceu com aquele reitor em Santa Catarina – afirmou.

Cancellier foi alvo da operação Ouvidos Moucos, um desdobramento da Lava Jato em Santa Catarina. Na época, a delegada Erika Marena era responsável pela investigação. No dia em que deflagrou a ação que resultou na prisão do reitor, a PF chegou a anunciar que investigava desvios de R$ 80 milhões na instituição. Mais tarde, a própria delegada esclareceu que esse valor se referia apenas ao total de repasses do governo federal a um programa da UFSC no período de dez anos.

Marena tinha sido coordenadora da Lava Jato, em Curitiba, e depois passou a coordenar a Ouvidos Moucos, em Florianópolis.

Os investigadores acusavam o reitor de tentar interferir nas investigações, alegação que não acabou sendo comprovada. Cancellier foi afastado do cargo na época e declarou numa entrevista, após ser libertado, que seu afastamento era um exílio.

– Esse afastamento é um exílio. Eu moro a três metros da universidade. Eu saio de casa e tô dentro da universidade. Eu não posso entrar na “casa” que eu convivo desde 1977, que eu conheço cada pedrinha daquela instituição.

Ele foi encontrado morto no dia 2 de outubro de 2017, em um shopping na capital de Santa Catarina. No bolso levava um bilhete: “Eu decretei a minha morte no dia da minha prisão pela Polícia Federal”, escreveu no papel, segundo a polícia.

*AE

Leia também1 Moraes libera redes de senador após pedido de Pacheco
2 MBL: Kim anuncia Gentili como candidato a presidente em 2026
3 Moraes nega pedido para barrar posse de aliados de Bolsonaro
4 Lula confirma data de encontro com Joe Biden nos EUA
5 Janja processa conselheiro do Corinthians e pede indenização

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.