Leia também:
X Lula critica estrutura de evento e dá bronca em funcionários

Lula critica manifestações no DF: “Começo de golpe de Estado”

Presidente disse ter tido a impressão de que manifestantes "estavam acatando ordem que Bolsonaro deu durante muito tempo"

Henrique Gimenes - 18/01/2023 19h33 | atualizado em 19/01/2023 10h39

Ex-presidente Lula
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Luca Piergiovanni

Nesta quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre os protestos realizados em Brasília no dia 8 de janeiro, e afirmou que teve a impressão de que foi um “começo de golpe de Estado”. O petista abordou o assunto durante uma entrevista à GloboNews.

Na ocasião, manifestantes invadiram os prédios dos Três Poderes na capital federal e deixaram um rastro de destruição. O episódio levou ao afastamento e à prisão do então secretário de Segurança, Anderson Torres, ao afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e ainda à prisão de diversos manifestantes.

Ao falar sobre os protestos, Lula jogou parte da culpa sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

– Eu fiquei com a impressão de que era o começo de um golpe de Estado. Eu fiquei com impressão, inclusive, que eles estavam acatando ordem que o Bolsonaro deu durante muito tempo. Durante muito tempo ele [Bolsonaro] defendeu invadir a Suprema Corte, ele desacreditou do Congresso Nacional, ele pedia que o povo andasse armado – apontou.

Durante a entrevista, o presidente também falou sobre os motivos que o levaram a não decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) após os protestos. Na ocasião, o governo determinou intervenção federal na segurança do DF.

– Quando fizeram GLO no Rio de Janeiro, o Pezão [ex-governador] virou rainha da Inglaterra. Eu não ia abrir mão de cumprir com as minhas funções e agir com meu poder na plenitude – disse.

Leia também1 Malafaia detona o governo Lula após decisão sobre o aborto
2 Após ficar em silêncio, Torres negocia novo depoimento na PF
3 Presidente da Câmara passa mal e é internado em hospital no DF
4 Ministro de Lula se nomeia para cargo no conselho do Sistema S
5 Para ex-GSI, fala de Lula sobre militares é "profunda covardia"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.