Leia também:
X DiCaprio também tenta influenciar eleitores no Brasil

Lula: “Correto seria revogar o mandato do Bolsonaro”

Novo discurso do petista é ancorado na nova decisão de comitê da ONU

Pleno.News - 29/04/2022 13h31 | atualizado em 29/04/2022 15h01

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Joédson Alves

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a citar nesta sexta-feira, 29, a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU como prova de que a Operação Lava Jato existiu apenas para impedir sua candidatura a presidente em 2018 e alegou que o mandato de Jair Bolsonaro (PL) deveria ser “revogado”.

– O correto seria revogar o mandato do Bolsonaro e me colocar na Presidência. Como já está no fim, eu também não quero no fim. Então, que deixe ser que as eleições sejam democráticas, porque nós vamos ganhar e governar este país – disse o petista em entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco.

Lula prosseguiu, se ancorando na decisão da ONU favorável a ele.

– A decisão da ONU mostrou a falácia do que foi o processo contra mim, a decisão de não me deixar ser candidato e a decisão de me prender. Ontem, a ONU deu um chute nisso e mostrou a pouca vergonha que foi feita para evitar que o Lula fosse Presidente da República em 2018.

A determinação da inelegibilidade foi um dos argumentos utilizados na queixa protocolada pela defesa do ex-presidente, em 2016, no Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

Nesta quinta-feira (28), o Comitê concluiu que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao julgar os processos contra Lula durante as investigações da Operação Lava Jato. Segundo o relatório, a União tem 180 dias para apresentar à organização internacional as medidas que tomou para cumprir as determinações, que não incluem nenhuma sugestão similar a revogar o mandato de Bolsonaro. Na prática, a ONU não tem como garantir que a decisão seja cumprida.

*Com informações da AE

Leia também1 ONU quer divulgação do governo sobre decisão a favor de Lula
2 Feriado deste domingo terá atos pró-Bolsonaro e pró-Lula em SP
3 Flávio Bolsonaro ironiza "3ª via, 4ª via, 5ª via": "Tudo puxadinho"
4 Em ato, Lula faz aceno a Marina Silva: "Esperava ela aqui"
5 Após Arthur, Maíra Cardi rebate falas de Lula: “Irresponsável”

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.