Leia também:
X Sobrinho de Bolsonaro é alvo de operação da PF, após atos no DF

Lula convida Macron para vir ao Brasil e conversa sobre acordo

Presidentes brasileiros e francês falaram sobre atos no DF e acordo Mercosul-UE

Pleno.News - 27/01/2023 12h51 | atualizado em 27/01/2023 13h36

Lula ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (26), com o presidente francês, Emmanuel Macron, por telefone. Na ligação, que durou mais de uma hora, os líderes discutiram as invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília, as parcerias entre Mercosul-União Europeia e as mudanças climáticas no mundo. Lula também chamou Macron para uma visita ao país.

A nota divulgada pelo governo brasileiro afirma que ambos os chefes de Estado concordaram sobre a importância da readequação da arquitetura financeira internacional como instrumento de financiamento da transição climática e de combate à fome e à desigualdade.

Lula apresentou a Macron a discussão com os países do Mercosul sobre a necessidade de concluir negociações entre um acordo do bloco com a União Europeia. Vale lembrar que, após encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, Lula prometeu destravar o acordo comercial, chamado por ele de urgente.

No aspecto de governança global, a guerra da Ucrânia também foi assunto da conversa.

– A urgência em se buscar a paz entre Rússia e Ucrânia mereceu ampla troca de opiniões entre os dois mandatários. O presidente Lula ressaltou a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um G20 político – declara a nota.

Ambos os chefes de Estado ainda afirmaram ver riscos para a democracia mundial, culpando “grupos de extrema direita”. Nesse contexto, discutiram a importância de se combater a desinformação.

Sobre a questão climática, tema de convergência entre os dois, Lula expôs ao presidente francês os objetivos da Cúpula dos Países Amazônicos que organizará nos próximos meses.

– Comentou, a propósito, a importância de contar com a presença da França, único país europeu a compartilhar desse bioma, por meio da Guiana Francesa – discorre a nota.

Segundo a publicação, Macron reiterou o convite para o Brasil participar do One Forest Summit, cúpula pela preservação e manejo sustentável das florestas tropicais, que França e Gabão sediarão em Libreville no início de março.

A conversa também foi comentada pelos dois chefes de Estado. No Twitter, Lula disse que teve uma “excelente conversa” com o “amigo” Macron.

– Fiz um convite para vir ao Brasil, para aprofundarmos nosso trabalho conjunto contra as mudanças climáticas, no combate à fome e pela defesa do meio ambiente – escreveu o brasileiro na rede social.

De acordo com a nota, Lula convidou Macron para visitar o estaleiro em Itaguaí, no Rio de Janeiro, em que são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear fruto da cooperação bilateral.

Já Macron escreveu que reafirmou a determinação de agir em prol do meio ambiente e contra a fome. “Vamos enfrentar esses desafios”, disse.

*AE

Leia também1 Joe Biden critica silêncio diante de "ódio" contra asiáticos
2 Macron oferece apoio a Lula em prol da biodiversidade
3 Universidades públicas dos EUA proíbem acesso ao TikTok
4 Asteroide do tamanho de ônibus passará perto da América do Sul
5 Na Celac, presidente do Paraguai cita crise migratória da Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.