Leia também:
X Moraes é eleito presidente do TSE e tomará posse em agosto

Lula: Coligação tira revogação da reforma trabalhista de plano

Campanha do petista decidiu remover o termo "revogação" de programa de governo

Pleno.News - 15/06/2022 08h38 | atualizado em 15/06/2022 09h28

Lula e Paulinho da Força Foto: Ricardo Stuckert/ PT

Os partidos que formam a coligação de apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegaram a um acordo sobre a prévia do programa de governo do petista. A decisão foi por remover o termo “revogação” da reforma trabalhista feita no governo Temer, como o próprio Lula já havia sinalizado em discursos.

Na semana passada, o documento com 90 propostas iniciais para o programa tratou da revogação da reforma trabalhista. Apoiadores da campanha de Lula, no entanto, demonstraram descontentamento com a previsão, que foi incluída para atender pressões internas do PT e do PSOL.

Agora, a nova redação do projeto usa como base um documento elaborado pelas centrais sindicais durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) deste ano. Além de falar em abrir mesa de negociação e fortalecer sindicatos, os partidos optaram por tratar o assunto como revogação das “medidas regressivas” da reforma trabalhista – e não da reforma como um todo.

A nova prévia do programa também avançou no debate sobre segurança pública. A valorização de policiais já era prevista no texto anterior, mas agora incorporou sugestões de profissionais de segurança, apresentadas pelo PSB. As diretrizes incluirão previsões para a modernização das instituições de segurança e das carreiras policiais.

Os partidos também aderiram sugestões da Rede, PSOL e PV para ampliar a proteção ambiental no projeto. Além disso, petistas e aliados querem criar uma Força Nacional, ou um órgão dentro da Força Nacional para o combate a crimes ambientais.

*AE

Leia também1 Moraes é eleito presidente do TSE e tomará posse em agosto
2 PF prende mais um suspeito de participar de desaparecimento
3 Câmara aprova PL que define "teto" para ICMS de combustíveis
4 Arthur Lira anula convocação do ministro da Justiça por comissão
5 Dom e Bruno: Embaixada admite erro sobre corpos e se desculpa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.