Leia também:
X Governo atende MST e faz troca de superintendentes do Incra

Lula chama deficiência intelectual de “desequilíbrio de parafuso”

Presidente ainda relacionou pessoas com transtornos intelectuais a atentados em escolas

Pleno.News - 19/04/2023 17h21 | atualizado em 21/04/2023 19h01

Lula Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações que foram consideradas inadequadas e mesmo preconceituosas sobre pessoas com deficiências intelectuais, durante encontro com autoridades para tratar de atentados a escolas, nesta terça-feira (18). Na ocasião, o chefe do Executivo relacionou pessoas com transtornos mentais à violência e disse que elas possuem “problema de desequilíbrio de parafuso”.

– Sempre ouvi dizer que a Organização Mundial da Saúde sempre afirmou que a humanidade deve ter mais ou menos 15% de pessoas com problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se você pegar 15% disso significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça – declarou Lula, segundo informações da Folha de S.Paulo.

Na ocasião, Lula discursava para lideranças dos Três Poderes, incluindo governadores e prefeitos. Em seu discurso, ele defendeu a necessidade de estudantes passarem por avaliações de saúde mental.

Consultada pelo periódico, a presidente da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), descreveu parte da fala de Lula como “profundamente infeliz”. Ela explicou que dados apontam que essas pessoas são, via de regra, vítimas de violência, não autoras de ataques.

Também pontuou que determinados termos podem reforçar o estigma contra a população que possui deficiências intelectuais, comportamentais e emocionais.

– Os termos usados, que muitas vezes a gente entende como do cotidiano, de uma conversa com amigos, ou que em espaços informais ainda passam como inofensivos, são ferramentas de desumanização e estigmatização contra quem é vítima de violência – acrescentou.

Werner considera necessário que o presidente se retrate a respeito do tema.

Leia também1 GSI negou várias vezes entrega de imagens dos atos do dia 8
2 Invasores do Planalto receberam água de integrante do GSI
3 Moro: O que fazia no Planalto o general em meio a invasores?
4 GSI diz que conduta de agentes nos atos está sendo investigada
5 Chefe do GSI apresenta atestado e falta em audiência na Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.