Leia também:
X “Se eu não recorrer ao STF, eu não governo mais”, admite Lula

Lula bate recorde de reprovação entre deputados na atual gestão

Números são de pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira

Paulo Moura - 02/07/2025 11h21 | atualizado em 02/07/2025 12h36

Hugo Motta ao lado de Lula Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2), pela Quaest, aponta que o governo Lula (PT) atingiu o pior índice de reprovação entre os deputados federais desde o início do atual mandato. De acordo com o levantamento, 46% dos congressistas classificam a gestão de forma negativa, enquanto apenas 27% fazem uma avaliação positiva. Outros 24% acham o governo regular, e 3% não souberam ou não responderam.

Os dados mostram uma tendência de desgaste crescente. A avaliação negativa do governo subiu 13 pontos percentuais desde agosto de 2023, quando era de 33%, e agora chega a 46%. No mesmo período, a aprovação caiu de 35% para os atuais 27%. A avaliação regular, que era de 30% há dois anos, também recuou, agora marcando 24%.

O dado que mais chama a atenção é a deterioração da avaliação do governo entre os deputados que se consideram independentes. Neste grupo, a avaliação negativa disparou de 20%, em 2023, para 44% agora. Ao mesmo tempo, a avaliação positiva despencou de 18% para apenas 8%, enquanto a percepção de governo regular também caiu, de 59% para 44%.

A pesquisa também revela que a relação do governo Lula com o Congresso é vista de forma majoritariamente não satisfatória pelos deputados. Atualmente, 51% avaliam essa relação como negativa, percentual que era de 41% em 2023. Para 30%, a relação é regular (era 32% em 2023), e apenas 18% consideram positiva, contra 24% há dois anos.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 7 de maio e 30 de junho deste ano. Foram entrevistados 203 deputados federais, o que corresponde a cerca de 40% da Câmara dos Deputados. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Leia também1 Testemunha-chave de propinas da Odebrecht no Peru é morto
2 Polícia Federal passa a fiscalizar CACs no lugar do Exército
3 Após passar mal, Bolsonaro ficará em repouso absoluto por um mês
4 Usaid: Rubio anuncia nova era da ajuda externa dos Estados Unidos
5 Corpo de Juliana Marins passará por nova autópsia nesta quarta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.