Leia também:
X Dino diz que operações da PRF no 2º turno foram anormais

Lula ameaça Forças Armadas: “Vai ter guerra e vão perder”

Segundo um jornalista, o governo federal acredita que um militar divulgou as imagens comprometedoras do ex-ministro do GSI

Leiliane Lopes - 20/04/2023 20h10 | atualizado em 24/04/2023 12h37

Lula e Forças Armadas Foto: Ricardo Stuckert/PR

De acordo com o colunista Daniel Cesar, do Último Segundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra as Forças Armadas após o vazamento dos vídeos sobre a invasão no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

O petista acredita que as imagens foram entregues para a CNN Brasil por um militar e, por isso, ele ameaça reestruturar as forças de segurança do país.

– Ninguém tem dúvida que foi um militar que vazou. A intenção de parte das Forças Armadas é desestabilizar o país. O Lula perdeu a paciência e já avisou o Múcio que a reformulação será grande – disse um ministro em forma anônima para o jornalista.

Ainda na quarta-feira (19), quando as imagens foram divulgadas pela imprensa, Lula resolveu ameaçar os militares a quem ele chama de “golpistas”.

– Se eles querem guerra, vão ter guerra e vão perder. Não vai ter golpe e o presidente sou eu – avisou Lula.

O petista vai pedir para que todos os militares aliados de Bolsonaro sejam afastados de suas funções, caso sejam próximas ao governo federal, depois disto, todos os membros das Forças Armadas que emitirem opiniões políticas serão punidos.

Outra intenção do presidente é acabar com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que era liderado por um militar de sua confiança, o general Gonçalves Dias, que apareceu nas imagens conversando de forma amistosa com os manifestantes que destruíram o Planalto.

Leia também1 Dino diz que operações da PRF no 2º turno foram anormais
2 Moraes nega pedido de liberdade a Anderson Torres
3 Lindbergh Farias diz que Lula "se sentiu traído" em caso do GSI
4 Flávio Dino isenta Gonçalves Dias ao falar do GSI
5 Moraes determina e PF marca depoimento de Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.