Freixo denuncia que Embratur pode ficar sem orçamento
Freixo se queixou que a agência só tem recurso até o fim deste ano
Marcos Melo - 11/06/2023 18h45 | atualizado em 11/06/2023 20h12
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, concedeu entrevista ao jornal O Globo – publicada neste domingo (11) – e se queixou do baixo orçamento do órgão, que só deve durar até o fim do ano.
Lula impediu, em maio, que 5% dos recursos obtidos pelo Sistema S fossem para a Embratur, o valor, se repassado, chegaria a R$ 450 milhões, aproximadamente.
A Câmara adicionou a proposta em uma medida provisória, mas o dispositivo foi tirado da votação final da matéria, e o órgão ficou sem orçamento. Freixo lamentou o ocorrido e disse que a proposição seria fundamental para a saúde financeira da agência.
– Nós temos uma empresa para promover todo o turismo brasileiro, gerador de cultura, e não tem fonte de financiamento. Enquanto isso, todos os países investem muito em turismo. Conseguimos fechar um acordo para que R$ 100 milhões sejam repassados e o governo está aberto ao diálogo para que possamos resolver o orçamento – disse o recém-filiado ao PT.
Em contrapartida, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) argumenta que se houvesse para a Embratur tal transferência de recursos, seria inevitável o fechamento de diversas unidades do Sesc e Senac em mais de 100 cidades.
Leia também1 Marcelo Freixo troca de partido novamente e volta ao PT no Rio
2 Mulher de Marcelo Freixo entra para diretoria da TV do governo
3 Castro diz que verdadeiro povo brasileiro defende o STF
4 "Freixo é PhD em milícia", diz deputado Eduardo Bolsonaro
5 Freixo minimiza envolvimento de ministra com miliciano