Lula a secretário que teve visto cancelado: “O mundo é grande”
Presidente afirmou que o Brasil está cheio de "lugar bonito"
Pleno.News - 14/08/2025 15h04 | atualizado em 14/08/2025 16h42

Nesta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aconselhou o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, a não se preocupar com a derrubada do seu visto estadunidense. O petista apontou que o “mundo é muito grande” e que o Brasil está cheio de lugares bonitos para se visitar.
– Mozart, não fique preocupado com o visto dos EUA. O mundo é muito grande, o Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados, você tem lugar para andar no Brasil para caramba, cara, não se importe. Lugar bonito – declarou durante inauguração de fábrica da Hemobrás em Goiana, Pernambuco.
O governo dos EUA revogou o visto de Mozart e do ex-funcionário do Ministério da Saúde Alberto Kleiman devido a suas participações na criação do programa Mais Médicos. Para a gestão Donald Trump, eles usaram a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) como “intermediária com a ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções dos EUA” e “pagando ao regime cubano o que era devido aos trabalhadores médicos cubanos”.
Ao se pronunciar sobre o caso, Lula defendeu Cuba afirmando que o país é vítima de um bloqueio por parte dos Estados Unidos sem motivo para tal. A sanção dos EUA visa pressionar a ilha a abandonar o sistema socialista e forçar reformas políticas, como eleições multipartidárias e respeito aos direitos humanos.
– Eu quero dizer para os companheiros cubanos que, o fato deles cassarem o Mozart, foi por causa de Cuba, porque eles tinham ido a Cuba. É importante eles saberem que nossa relação com Cuba é uma relação de respeito de um povo que é vítima de um bloqueio há 70 anos. Hoje estão passando necessidade num bloqueio que não há nenhuma razão – acrescentou.
O petista voltou a defender que o presidente dos EUA não é “imperador”, e disse que o deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro (PL-SP) devia ter seu mandato cassado por articular punições a autoridades brasileiras junto ao governo estadunidense.
– Ele [Bolsonaro] precisa parar de resmungar, mandou o filho para os EUA. Vocês têm que pedir a cassação dele [Eduardo], porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição da pátria – assinalou.
O petista ainda defendeu a busca por novos mercados estrangeiros, após os EUA tarifarem o Brasil em 50% como punição por promover um sentimento antiocidental no Brics, e perseguir vozes políticas conservadoras.
– Se os EUA não quiserem comprar, não tem importância, eu não vou ficar chorando, eu não vou ficar rastejando. Eu vou procurar outros países para vender os produtos que nós vendemos para eles [os norte-americanos] e vamos seguir em frente – decretou.
Leia também1 Defesa de Hytalo Santos anuncia que está deixando o caso
2 Misterioso avião russo pousou em Brasília sem aval do Congresso
3 Hugo Motta rejeita anistia total: "Não acho que haja esse clima"
4 Imagem negativa de Moraes é maioria, indica pesquisa Atlas
5 STF tem índice de desconfiança de 51%, aponta pesquisa



















