Leia também:
X “Não tomei vacina, nem vou tomar”, declara Luciano Hang

Luiz Fux reclama de demora na sabatina de Mendonça ao STF

Presidente do STF diz que ministros da Corte estão insatisfeitos com a demora do Senado

Thamirys Andrade - 29/09/2021 16h27 | atualizado em 29/09/2021 17h00

Presidente do STF, Luiz Fux Foto: STF/Nelson Jr.

Nesta quarta-feira (29), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, expressou sua insatisfação com a injustificável demora do Senado em marcar a sabatina do ex-ministro da Justiça, André Mendonça, para vaga na Corte. De acordo com o magistrado, o atraso traz prejuízos à atuação do Supremo, que, ao trabalhar com um ministro a menos, corre riscos de empate em julgamentos no plenário e na segunda turma do Tribunal.

– Por que essa demora? Outros que foram indicados depois do ex-ministro da Justiça já foram sabatinados e confirmados – queixou-se Fux, citando a sabatina e a posse do procurador-geral da República, Augusto Aras, como exemplo. As declarações foram feitas por Fux em entrevista ao jornal Estadão.

Para o presidente do STF, é razoável que a indicação de um nome por parte do presidente da República leve tempo, pois é preciso analisar opções, mas “nunca se viu essa demora no Senado para sabatinar o escolhido”. De acordo com o magistrado, o incômodo não parte apenas dele, mas dos demais ministros.

O magistrado nega, porém, ter entrado em contato com o senador e ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM) para pressioná-lo sobre a sabatina e afirma não ter tratado sobre as opiniões do indicado.

– Eu nunca falei com o ex-ministro André Mendonça sobre Lava Jato e segunda instância. Nem sei o que ele pensa sobre essas questões. Minha posição é institucional – declarou.

Fux admite, contudo, ter conversado “institucionalmente” com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), para que as sabatinas de Mendonça e do indicado pelo Supremo para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fossem agilizadas.

Leia também1 Bolsonaro e PT vão ter acesso a provas do inquérito de fake news
2 Hang rebate Aziz: 'Mandei 200 cilindros de oxigênio pra sua cidade'
3 Datena menospreza candidatura de Mandetta: 'Nem para 4ª via'
4 SP: Prefeito quer dobrar salário de apadrinhados políticos
5 Toffoli suspende investigações da PF contra Jader Barbalho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.