Luisa Mell critica Lula e diz que COP30 é “festinha na Amazônia”
Ativista fez uma série de críticas ao petista
Leiliane Lopes - 17/02/2025 14h58 | atualizado em 17/02/2025 16h01

A ativista da causa animal Luisa Mell gravou um vídeo neste domingo (16) revoltada com o presidente Lula (PT), a quem apoiou na eleição de 2022. Ela criticou a declaração do petista contra técnicos do Ibama, que negaram autorização à Petrobras para realizar perfurações na foz do Amazonas.
– O Ibama não é um órgão do seu governo. É um órgão do Brasil, que defende o nosso meio ambiente. É muito maior do que o seu governo, e o senhor tem que respeitar os técnicos – disse Mell no vídeo, que viralizou nas redes sociais.
Lula chamou a postura do Ibama de “lenga-lenga” na última quarta-feira (12) e afirmou que o órgão “parece estar contra o governo” ao barrar o pedido da Petrobras. Em resposta, Mell acusou o presidente de agir contra os compromissos ambientais assumidos durante a campanha.
– Esse projeto é completamente absurdo. O governo Lula prometeu defender o meio ambiente e está fazendo o contrário – declarou a ativista.
O Ibama rejeitou o pedido da Petrobras em maio de 2023, alegando riscos ambientais graves e falta de segurança no projeto. Um relatório do órgão destacou 18 impactos de “perigo máximo”, afetando populações indígenas, quilombolas, ribeirinhos e a fauna marinha.
Mell também criticou o presidente por planejar a COP30 na Amazônia enquanto apoia projetos que, segundo ela, “destroem áreas intactas da floresta”.
– Quer fazer festinha na Amazônia? Vai contar que está abrindo uma estrada no coração da floresta? – questionou.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Vídeo: Bolsonaro convoca o povo para ato do dia 16 de março
2 Bolsonaro convoca para ato pela anistia e por "fora Lula" no Rio
3 Falso pastor está entre assassinos de jovem que saiu do culto
4 Câmara deve gastar quase R$ 2 milhões com aquisição de café
5 Químico Francesco Rivella, o "pai da Nutella", morre aos 97 anos