Leia também:
X PF faz operação no RJ e prende suspeito de financiar atos no DF

Lira revela ‘preocupação’ com segurança na posse parlamentar

Deputados e senadores serão empossados no dia 1° de fevereiro

Thamirys Andrade - 16/01/2023 12h01 | atualizado em 16/01/2023 12h15

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), revelou preocupação no que diz respeito à segurança da posse dos parlamentares. A solenidade está marcada para ocorrer no próximo dia 1° de fevereiro e, segundo o chefe da Casa Legislativa, medidas já estão sendo tomadas para evitar “surpresas”.

– Todo o incômodo do vandalismo que foi praticado ainda machuca muito. Todas as medidas estão sendo tomadas de maneira bastante rápida. A nossa preocupação agora é com a posse dos 513 deputados e 81 senadores, e seus familiares. Todo planejamento está sendo cuidado para que não haja nenhum tipo de surpresa – informou Lira.

No dia 1° de fevereiro, ainda ocorrerá a eleição para as mesas diretoras do Parlamento, além do fim do recesso do Poder Judiciário. Segundo Lira, é importante prezar por um “plano de segurança muito efetivo” na ocasião.

– Estaremos tratando do início do ano do poder Judiciário, posse dos parlamentares, eleição das mesas do Congresso Nacional. Temos que ter clareza de que muitas pessoas vão se deslocar de muitos lugares do Brasil para Brasília – ponderou.

Lira também foi perguntado sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido incluído na investigação sobre os atos ocorridos no Distrito Federal, no último dia 8. O presidente da Câmara pediu que haja “calma” e reforçou que não pode responder pelo ex-chefe do Executivo.

– Cada um responde pelo o que faz. O meu CPF é um, o CPF de Bolsonaro é outro. Temos que ter calma neste momento, investigar todos os aspectos. E nossa fala não muda. Todos que praticaram e contribuíram com esses atos de vandalismo devem ser severamente punidos – assinalou.

Leia também1 Gestão Lula quer criar "gabinete do amor" com influenciadores
2 Ex-chefe da PM do DF afirma que tentou desativar acampamento
3 Três viram réus por bomba perto do Aeroporto de Brasília
4 Relançamento do Minha Casa, Minha Vida deve ser adiado
5 Sete perfis que postaram sobre atos foram suspensos do Twitter

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.