Leia também:
X Paulo Dantas recebeu PF de cueca e negou senha de celular

Lira quer urgência em projeto sobre institutos de pesquisa

Presidente da Câmara pôs votação do regime de urgência na pauta da sessão desta terça-feira

Pleno.News - 17/10/2022 17h01 | atualizado em 17/10/2022 18h03

Arthur Lira Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pôs na pauta da sessão desta terça-feira (18) a votação do regime de urgência para o projeto que pune institutos de pesquisa por eventuais erros ou manipulações. Assim, caberá aos deputados decidirem se o projeto tramitará ou não de forma emergencial, sendo necessário para tal, o endosso de ao menos 257 parlamentares. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Caso a aceleração seja avalizada, Lira conseguirá pautar o projeto com menos resistência, driblando recursos da oposição, e permitindo, inclusive, a votação remota. Nesse último caso, não seria exigido quórum para que o tema fosse deliberado.

A decisão de Lira ocorre após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, suspender os inquéritos da Polícia Federal e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre os institutos de pesquisa. Segundo o magistrado, a apuração sobre o caso caberia exclusivamente à Corte eleitoral.

Para o presidente da Casa Legislativa, por outro lado, os institutos vêm questionando as discrepâncias dos resultados dos levantamentos e o das urnas. Segundo ele, “alguém está errando ou prestando um desserviço” e “urge estabelecer medidas legais que punam os institutos que erram demasiado ou intencionalmente para prejudicar qualquer candidatura”.

Leia também1 Ao lado de Moro, Bolsonaro diz crer que Lava Jato retornará
2 Alexandre de Moraes recebe aliados de Lula em Brasília
3 Moro gravará comerciais para a campanha de Jair Bolsonaro
4 Artistas sertanejos se encontram com Bolsonaro e declaram voto
5 Moraes proíbe propaganda que sugere que Lula celebrou a Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.