Leia também:
X Presidente Jair Bolsonaro promove generais do Exército

Lira não pretende instalar CPI do abuso de autoridade, diz site

Marcel van Hattem disse que irá discutir na próxima semana o assunto com o presidente da Câmara

Henrique Gimenes - 24/11/2022 21h58 | atualizado em 25/11/2022 12h27

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Nesta quinta-feira (24), o deputado federal Marcel van Hattem conseguiu 181 assinaturas para protocolar seu pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostos abusos de autoridade de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, o presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira (PP-AL), não pretende instalar essa comissão.

Lira teria explicado a aliados que há uma fila de outros pedidos de CPI e que não há tempo para analisar todos eles até o fim dessa legislatura. Ainda segundo o veículo, o presidente da Câmara teria dito a van Hattem para reunir assinaturas e reapresentar o pedido em 2023.

No texto, van Hattem fala em “violação de direitos e garantias fundamentais, a prática de condutas arbitrárias sem a observância do devido processo legal, inclusive a adoção de censura e atos de abuso de autoridade” que eventualmente foram praticados pelos membros do STF e TSE.

Em publicação feita nas redes sociais na noite desta quinta, o deputado disse que deve se reunir com Lira na semana que vem.

– Conversei à tarde com o presidente Arthur Lira para informá-lo do protocolo da CPI. Ciente e prestes a viajar em missão internacional, combinou de tratarmos do tema no seu retorno à Câmara, na próxima terça-feira. Vou informando dos próximos passos! – apontou.

Leia também1 Van Hattem protocola pedido de CPI contra abuso de autoridade
2 PEC da Transição: Gleisi reclama da falta de articulação
3 Damares celebra vitória da Seleção: “Um pouco de alegria"
4 PT deve apoiar reeleição de Lira para Presidência da Câmara
5 Alvo de operação da PF, filho de Cabral se entrega à polícia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.