Leia também:
X Homem é preso por invadir igreja e quebrar estátua de Jesus

Lira esvazia reunião de Lula e obriga petista a cancelar evento

Lula tinha reunião com líderes da Câmara, mas alguns deles viajaram com Lira a São Paulo

Pleno.News - 05/06/2023 21h42 | atualizado em 05/06/2023 22h12

Arthur Lira Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para esta segunda-feira (5), com líderes partidários da Câmara, foi cancelada, segundo o Estadão. O encontro seria uma espécie de agradecimento do chefe do Executivo aos deputados pela aprovação da Medida Provisória dos Ministérios.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), enviou às lideranças dos partidos uma mensagem na qual afirma que o encontro foi desmarcado por “motivos de agenda” do presidente. A reunião, no entanto, teria sido cancelada porque o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), levou líderes partidários para São Paulo, ao evento do Esfera Brasil nesta segunda.

Mais cedo, Lula e Lira se reuniram no Palácio da Alvorada.

Viajaram com Lira para a capital paulista os líderes Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA).

Com dificuldades na articulação política, o governo correu o risco de ver a MP dos Ministérios caducar na semana passada. Na antevéspera da votação, terça-feira (30), o Planalto liberou R$ 1 bilhão em emendas parlamentares. Do começo do governo até o final de maio, R$ 5,5 bilhões já foram liberados em emendas. A reunião do petista com líderes do Senado está mantida até o momento.

Guimarães disse que a reunião será remarcada, sem especificar para quando. Nos bastidores, no entanto, circulam outras versões sobre o adiamento da reunião. Líderes consideram que o momento não era adequado para uma reunião com Lula, diante da insatisfação da Câmara com o governo, que ainda persiste. Deputados dizem que o encontro não resolveria as demandas da Casa e que poderia servir apenas como um aceno favorável a Lula.

A ideia do encontro era dar início a uma aproximação a fim de melhorar a relação do Planalto com a Câmara, para evitar o mesmo sufoco que o governo viveu na MP dos Ministérios. Diante da insatisfação com o ritmo de liberação de emendas, nomeação de cargos regionais e tratamento dado às bancadas, parlamentares ameaçaram retaliar o governo com a reprovação da medida provisória, o que teria feito com que 17 ministros perdessem seus cargos.

*AE

Leia também1 Lira diz que Câmara ficou sub-representada em ministérios
2 Após reunião com Lula, Lira avisa: "Congresso é conservador"
3 Lula toma café com Lira em meio à crise de articulação política
4 Dino vai à casa de Lira para conter crise após operação da PF
5 Para aliados de Arthur Lira, STF é "extensão do governo Lula"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.