Leia também:
X STF irá decidir se fake news se enquadra em crime eleitoral

Lira diz que confia nas urnas, mas opinião do povo é relevante

Presidente da Câmara dos deputados busca saída que "atenda a todos"

Pierre Borges - 04/08/2021 17h23 | atualizado em 04/08/2021 17h34

Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse nesta quarta-feira (4) que a urna eletrônica é confiável, mas que uma parte da população tem dúvidas sobre o sistema e que este é um fator é importante.

– Estou no oitavo mandato, [com] seis mandatos eleito pela urna eletrônica. O sistema brasileiro é confiável e não há o que dizer a respeito dele […] Mas uma grande parcela da população coloca dúvidas sobre o resultado do pleito e não é conveniente para qualquer um que seja eleito, nem deputado federal, senador, governador ou presidente da República, o cargo mais relevante do nosso país, ter uma eleição contestada – afirmou Lira, em entrevista à rede CNN.

O deputado disse que o Parlamento é o fórum adequado para uma decisão sobre o caso.

– Se nós pudermos achar uma maneira adequada de fazer com que essas versões sejam esclarecidas, eu acho que o Parlamento é o fórum específico. Aqui, todas as matérias tramitam democraticamente e são aprovadas ou rejeitadas. Mas se a gente pudesse chegar a um ponto de autocontenção dos poderes e achar uma saída que sirva para todos, [isto] seria o ideal – defendeu Lira.

A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna o voto impresso auditável obrigatório deve reunir-se às 14h de quinta-feira (5). O novo parecer do relator, deputado Filipe Barros, foi protocolado nesta quarta (4). O texto tem um dispositivo para reduzir o poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas investigações sobre processos de votação e um outro para permitir que eleitores possam acompanhar a contagem manual dos votos na seção eleitoral.

Caso seja aprovado, o texto vai para o plenário da Casa, onde, para seguir para o Senado, precisa do apoio em dois turnos de três quintos dos parlamentares (mínimo de 308 votos favoráveis). Uma outra PEC com o mesmo teor foi aprovada há anos pela Câmara, mas nunca foi votada pelos senadores.

Também nesta quarta, em entrevista a uma rádio de Natal, Rio Grande do Norte, o presidente Jair Bolsonaro disse ter o apoio de Lira para aprovar o voto impresso auditável na Câmara.

*AE

Leia também1 STF irá decidir se fake news se enquadra em crime eleitoral
2 Queiroga rebate Doria: "São Paulo está sempre reclamando"
3 Polícia salva homem que seria executado pelo tráfico
4 Miranda diz à PF que tem 'medo' de Lira, Ciro e Ricardo Barros
5 Por 9 votos, Nunes Marques é eleito ministro substituto do TSE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.