Leia também:
X Denúncia de Carlos contra Felipe Neto é enviada à Justiça do Rio

Lira diz que pedidos de impeachment que já analisou são ‘inúteis’

Declaração foi feita ao rebater um deputado do PT

Pleno.News - 27/04/2021 21h57 | atualizado em 28/04/2021 12h16

Presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (27), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), elevou o porcentual dos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro dos quais ele considera “inútil”. A declaração foi dada em resposta ao deputado Henrique Fontana (PT-RS).

– Eu ouvi vossa excelência calado e espero que vossa excelência também me ouça calado. Não cabe a esta Casa neste momento instabilizar uma situação por conveniência política de A ou de B o tempo é o da Constituição. Na conveniência e na oportunidade. Os pedidos de impeachment, em 100%, não 95%, em 100% dos que já analisei são inúteis para o que entraram e para o que solicitaram – disse Lira.

Na segunda-feira (26), em entrevista à Rádio Jovem Pan, Lira disse que “90% a 95%” dos pedidos de impeachment protocolados até o momento contra o presidente Jair Bolsonaro na Casa “não tem absolutamente nenhuma razão de terem sido apresentados a não ser a tentativa de gerar um fato político”.

– Alguns outros têm muito pouca coisa – apontou o presidente da Câmara.

O deputado Fontana usou seu tempo de fala no plenário para cobrar Lira.

– Abrir o processo de impeachment de Bolsonaro é uma questão democrática. Eu não posso concordar com o que disse o presidente Arthur Lira de que 95% dos pedidos de impeachment não têm consistência nenhuma. Eu vejo muita consistência em diversos pedidos. Mas, mais do que isso, eu quero ter o direito democrático de poder analisar esses pedidos numa comissão processante, com debates, busca de dados, que é o papel do parlamento. Por isso, encerro essa fala apelando, mais uma vez, para que seja acolhido um dos pedidos de impeachment contra Bolsonaro – disse o petista.

Lira fez ainda uma comparação com os apelos da esquerda sobre a questão na presidência de Rodrigo Maia (DEM-RJ), seu antecessor na Mesa Diretora.

– Queria só pedir um pouco de reflexão ao deputado Fontana, [por]que eu não via esses apelos [nos] dois anos do ex-presidente Rodrigo Maia, com 60 pedidos de impeachment na sua gaveta, nessa casa […] Então, eu estou há dois meses, deputado Fontana, e pediria à vossa excelência um pouco mais de tranquilidade, um pouco mais de paciência – destacou Lira.

Fontana rebateu e disse que cobrou a abertura do processo de Maia também.

*Estadão

Leia também1 Plano de Bolsonaro que protege Amazônia é repudiado por ONGs
2 Oposição quer 'ir ao ataque' com CPI contra Salles na Câmara
3 PSOL derrotado: Aras não vê crime de Bolsonaro em diálogo com Kajuru
4 Bolsonaro assina MP que auxilia empresas a manter empregos
5 Rodrigo Pacheco devolve projeto de igualdade salarial à Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.