Leia também:
X Com tiros e incêndios, cidades do RN têm madrugada de terror

Lira defende “caminho do meio” para redes; Gilmar pede punição

Presidente da Câmara falou em encontrar um "equilíbrio" em relação ao tema

Pleno.News - 14/03/2023 11h59 | atualizado em 14/03/2023 12h40

Arthur Lira Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse, nesta segunda-feira (13), que os Poderes da República e a sociedade devem encontrar um equilíbrio entre a liberdade de expressão e o funcionamento das redes sociais. Ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, em evento no Rio de Janeiro, Lira defendeu que se ache um “caminho do meio” para preservar direitos.

– A sociedade brasileira espera que os administradores (das plataformas) e os representantes eleitos consigam encontrar o quanto antes uma forma de equilibrar o fenômeno das redes sociais – disse o presidente da Câmara durante o seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia organizado pela Rede Globo, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e Fundação Getulio Vargas (FGV).

Moraes, por sua vez, defendeu a regulação das plataformas e das redes sociais, como Facebook. O ministro afirmou que elas devem ser tratadas como empresas de comunicação – e não apenas como de tecnologia – em questões que envolvam liberdade de expressão e responsabilidade por discursos divulgados em seus canais.

– Temos de mudar a forma jurídica de responsabilização de quem é detentor das redes – afirmou.

Gilmar disse que a discussão sobre a regulação das redes sociais ganhou “fôlego renovado” no Brasil após o que chamou de “espantosos episódios” de 8 de janeiro. Para ele, uma nova regulação da internet, “mais rígida e moderna”, é “urgente e necessária”.

PROJETO
O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que um projeto de lei para regulamentar a difusão de conteúdo pelas redes sociais será levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana. Com isso, o ministro acha possível que uma nova regulamentação das redes seja aprovada no Congresso ainda neste ano.

No evento, Dino disse ainda que a proposta será entregue ao deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que é relator de um projeto de lei em tramitação sobre o tema.

– O Supremo também pode julgar, de modo que são dois caminhos diferentes que irão se complementar – pontuou o ministro.

*AE

Leia também1 Michelle embarca para Orlando para encontrar Jair Bolsonaro
2 Datena se filia ao PDT e deve ser candidato a prefeito em 2024
3 Ex-ministro de Dilma e Temer, Eliseu Padilha morre aos 77 anos
4 Projeto quer área pet nas obras do Minha Casa, Minha Vida
5 Jair Bolsonaro participará de seminário sobre meio ambiente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.