Leia também:
X Vereadores do Rio decidem hoje sobre cassação de Dr. Jairinho

Lira: “CPI é perda de tempo, pois o Congresso não é delegacia”

Para o presidente da Câmara, a CPI da Covid pode atrasar o andamento da reforma tributária

Pleno.News - 26/04/2021 11h02 | atualizado em 26/04/2021 11h20

Presidente da Câmara Arthur Lira Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (26) que, apesar de o recrudescimento da Covid-19 no país ter causado um “pequeno atraso” no andamento da Reforma Tributária na Casa, espera até a próxima segunda-feira (3) fazer a leitura ou publicizar o relatório da proposta.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Lira afirmou que, para esta semana, estão previstas algumas reuniões com o objetivo de traçar “encaminhamentos para começarmos tratativas da reforma tributária”.

– Nós temos que ter um sistema tributário mais justo, onde quem ganha menos pague menos, quem ganhe mais pague mais, e quem produz e gera emprego seja estimulado [a fazer isto] – defendeu nesta manhã.

O presidente da Câmara disse também que irá procurar nesta tarde o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do andamento da proposta.

No último sábado (24), Lira já tinha informado, em publicação no Twitter, que a versão inicial do texto da reforma tributária seria divulgada no dia 3 de maio.

– O Congresso não pode ficar prisioneiro da paralisia política das guerras legislativas. Mais do que nunca, temos de cumprir nosso dever com a sociedade. Como sinalização de que a política do cabo de guerra não vai alterar nossa missão, estaremos tornando pública na segunda-feira, dia 3 de maio, a versão inicial do texto da reforma tributária – escreveu Lira na ocasião.

CPI
Segundo avalia Lira, a CPI da Pandemia, instalada no Senado na última semana, pode atrapalhar o andamento da proposta tributária.

– A CPI vai funcionar com 10% ou 15% dos senadores, mas vai fazer grande ocupação de espaço na mídia, ocupando os órgãos do governo federal com informações, ocupando o Senado Federal com estruturas. Vai ocupar os governos de estados e prefeituras. É perda de tempo neste momento se instalar CPI porque o Congresso não é delegacia de polícia, é a Casa de Leis – afirmou Lira.

*Estadão

Leia também1 Collor sobre CPI da Covid: 'Interesse velado deles é atingir o presidente'
2 Polícia Federal apura uso de R$ 2,2 bilhões do SUS em 23 estados
3 "A CPI da Covid é uma gororoba, é inoportuna", afirma Lacombe
4 Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros entra na mira da PGR
5 CPI da Covid: Eduardo Girão quer acareação entre autoridades

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.