Leia também:
X Mesmo sem previsão oficial, Lula espera ver Trump na Malásia

Lindbergh aciona STF contra Flávio por sugerir ajuda dos EUA

Petista diz que declaração de Flávio não se encaixa na liberdade de expressão

Pleno.News - 25/10/2025 14h44 | atualizado em 28/10/2025 11h20

Lindbergh Farias e Flávio Bolsonaro Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados // Jefferson Rudy/Agência Senado

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta sexta-feira (24) uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em razão de publicações feitas pelo parlamentar nas redes sociais.

Na postagem em questão, o senador compartilhou uma publicação do secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, que informava sobre um ataque de militares americanos a uma embarcação de uma organização terrorista no Pacífico Leste.

Ao republicar o conteúdo, Flávio Bolsonaro sugeriu que Hegseth ajudasse o Brasil no combate ao tráfico de drogas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

– Hoje, sob a direção do presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou mais um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada (DTO). Mais uma vez, os terroristas, agora falecidos, estavam envolvidos no narcotráfico no Pacífico Leste – escreveu Hegseth na rede social X.

Ao compartilhar o conteúdo, Flávio escreveu:

– Que inveja! Ouvi dizer que há barcos como este aqui no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, inundando o Brasil com drogas. Você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?

No ofício encaminhado ao STF, Lindbergh classificou a manifestação do senador como uma “afronta direta à soberania e à integridade territorial do Brasil”.

Segundo o petista, a declaração de Flávio não se ampara no princípio da liberdade de expressão.

– É inadmissível que um senador da República, cujo mandato tem como essência a defesa dos interesses permanentes do Estado brasileiro, advogue publicamente em favor da submissão da soberania nacional ao poder bélico de outro país – afirmou Lindbergh na representação.

*AE

Leia também1 Flávio sugere que EUA ataquem barcos com drogas no Rio
2 Petista critica Flávio Bolsonaro por sugerir ajuda dos EUA no RJ
3 PT recorrerá do arquivamento do processo contra Eduardo Bolsonaro
4 Michelle ironiza denúncia de Lindbergh na PGR: "Ele me ama"
5 Veja deputados que assinaram a PEC da reforma administrativa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.