Liderança indígena garante: “Este governo nos deu voz”
Silvia Waiãpi é secretária Especial de Saúde Indígena
Gabriela Doria - 25/09/2019 19h29 | atualizado em 25/09/2019 20h35

A secretária Especial de Saúde Indígena Silvia Waiãpi usou as redes sociais nesta quarta-feira (25) para defender as políticas do governo federal para os índios brasileiros. Reconhecida como liderança indígena pelo Palácio do Planalto, Silvia participou nesta quarta de um ato em defesa dos povos ancestrais.
– Fui uma das quatro mulheres indicadas para integrar a equipe de transição deste governo. Foi este governo que nos deu voz, a verdadeira brasilidade e o direito de honrar a bandeira do Brasil com o nome dos povos indígenas dizendo ao mundo que a Amazônia Brasileira nos pertence, pertence ao Brasil e aos brasileiros – escreveu Silvia em seu Instagram.
A declaração da secretária, que também é tenente do Exército, contraria o que indígenas da oposição disseram nesta semana. Segundo eles, tanto Silvia quanto Ysani Kalapalo, que acompanhou Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, não eram reconhecidas como lideranças pelos indígenas e por esta razão não tinham o direito de falar em nome dos povos.
O evento em defesa dos indígenas na Câmara dos Deputados contou com a participação de outras 15 lideranças. Todos defenderam a introdução do desenvolvimento e da modernidade nas tribos. Parlamentares alinhados ao governo federal também estiveram na manifestação.
Leia também1 Índia que esteve na ONU sobre ONGs: "Bando de filho da p*"
2 Saiba quem é a índia citada por Bolsonaro em fala na ONU
3 Leia a íntegra do discurso do presidente Bolsonaro na ONU