Leia também:
X Gleisi e Lindbergh celebram fim da Magnitsky contra Moraes

Líder do PL comenta fim de sanções dos EUA contra Moraes

Ministro não está mais na lista da Lei Magnistsky

Pleno.News - 12/12/2025 17h55 | atualizado em 12/12/2025 18h36

Sóstenes Cavalcante e Alexandre de Moraes Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados; Foto: Antonio Augusto/STF

O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, comentou nesta sexta-feira (12) a decisão dos Estados Unidos de retirar os nomes do ministro Alexandre de Moraes e de sua esposa, Viviane Barci, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A reação do parlamentar foi publicada em suas redes.

Sóstenes afirmou que a aplicação da lei pelo governo Trump havia marcado “uma janela histórica para o Brasil”, por expor, segundo ele, “abusos de quem hoje concentra poder além dos limites constitucionais”. Para o deputado, a revisão dos EUA não muda o alerta que a sanção representou.

O líder do PL disse que não vê interferência externa no tema, mas “consequência”, ao argumentar que o cenário internacional reage quando instituições internas “falham em conter excessos”. Ele defendeu que o país precisa “restaurar o equilíbrio entre os Poderes” e evitar a normalização do que chamou de “autoritarismo togado”.

E declarou:

– Agora, resta a nós, brasileiros, fazer a nossa parte: restaurar o equilíbrio entre os Poderes e resgatar uma democracia corroída por decisões unilaterais e sem freios.

Sóstenes também afirmou que o debate não é sobre pessoas, mas sobre Constituição e limites institucionais. Ao final, citou o texto bíblico de Isaías 10:1 para reforçar sua crítica.

A medida do governo norte-americano foi tomada nesta sexta, sem explicação adicional da Casa Branca. A inclusão do casal Moraes na lista havia ocorrido em julho, durante o processo que envolvia o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia na íntegra:

Leia também1 Gleisi e Lindbergh celebram fim da Magnitsky contra Moraes
2 Constantino sobre Moraes, após recuo dos EUA: "Psicopata corajoso e forte"
3 Hóspede morre durante torneio de comer melancia em resort
4 Iraniana ganhadora do Nobel da Paz é detida, relata fundação
5 Celso Amorim elogia recuo de Trump nas sanções contra Moraes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.