Leia também:
X Funcionários da LG recusam indenização e iniciam greve

Líder do Governo defende CPI com “todos vacinados”

Senador Eduardo Gomes afirmou que não dá para "negociar a possibilidade de ser presencial esta CPI"

Pleno.News - 13/04/2021 17h50

Senador Eduardo Gomes Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Nesta terça-feira (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve fazer a leitura do requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Com isso, os líderes partidários poderão indicar membros para a CPI começar os trabalhos. Apesar de ainda não se saber qual será o foco da comissão, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), defendeu que a CPI só funcione após todos estarem imunizados.

A declaração foi dada após o início da sessão, ao pedir uma questão de ordem. O parlamentar defendeu que “enquanto a CPI não tiver condição de funcionar com pessoas imunizadas, que não possa funcionar presencialmente”.

– Não vou repetir por uma questão do próprio sofrimento que vivem os senadores, funcionários, servidores do Congresso Nacional. Não preciso dramatizar a mais pura realidade. Todos sabem o apreço que tenho por todos os colegas. Recentemente, tivemos perdas de funcionários de alguns gabinetes e de três membros titulares do nosso Senado, que perderam a sua vida. Não dá pra negociar a possibilidade de ser presencial esta CPI – apontou.

Apesar disso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) defendeu o funcionamento da CPI de maneira semipresencial.

– Na prática, a questão de ordem apresentada inviabiliza o funcionamento dessa CPI enquanto durar a pandemia. Talvez até enquanto durar esse governo, porque eu espero que a imunização avance no Brasil, mas, na velocidade que ela está hoje, nos só teremos vacinado todas as pessoas adultas em uma hipótese otimista, até dezembro ou janeiro do ano que vem. Isso em uma hipótese otimista. Ou seja, na prática isso inviabiliza – destacou Randolfe.

Leia também1 STF julgará ação que acusa Bolsonaro de genocídio de índios
2 'O pessoal, em vez de dar força a mim, critica', diz Bolsonaro
3 CPI da Covid: Pacheco dá 10 dias para líderes indicarem membros
4 STF pede que Bolsonaro explique fala sobre Forças Armadas
5 Senado não pode investigar governadores e prefeitos em CPI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.