Leia também:
X Governo da Bahia exclui post sobre intolerância religiosa

Lewandowski sugere “perfil desejável” de seu sucessor no STF

Ministro irá se aposentar em maio deste ano

Pleno.News - 27/02/2023 14h50 | atualizado em 27/02/2023 16h28

Ministro Ricardo Lewandowski Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Ricardo Lewandowski defende que seu sucessor no Supremo Tribunal Federal (STF) seja uma “pessoa com convicções firmes, coragem, não se deixe influenciar pela opinião pública e respeite os direitos e garantias fundamentais da Constituição”.

O magistrado se aposenta compulsoriamente da Corte máxima em maio, abrindo espaço para a primeira indicação ao STF do governo Lula em seu terceiro mandato.

O ministro disse que a coragem necessária para o jurista que ocupará a vaga a ser aberta no Tribunal envolve “enfrentar temas polêmicos e pautar-se exclusivamente na Constituição”.

Lewandowski integra a chamada ala garantista do Supremo. Há uma expectativa de que a saída do ministro não altere o perfil de votação na Corte, com a indicação, por Lula, de um nome com o mesmo perfil do magistrado que completa 75 anos no dia 11 de maio.

Com relação à expectativa para os próximos meses de trabalho na Corte, em meio ao rescaldo dos atos do dia 8 de janeiro, o ministro ponderou:

– As instituições continuam. Muitas coisas vão para primeira instância, contra pessoas que não tem foro por prerrogativa de função, algumas permanecerão no STF. A minha saída não vai alterar absolutamente nada.

Lewandowski participou na manhã desta segunda-feira (27), de aula magna na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) com uma palestra com o tema Democracia na Atualidade. Na abertura de sua fala, citou os atos no Distrito Federal em 8 de janeiro, qualificando-os como “acontecimentos que envergonharam o Brasil frente ao mundo”.

– Felizmente os danos foram só materiais. As instituições continuam fortes e firmes. A Constituição Federal é extremamente resiliente, forte e sólida – frisou.

*AE

Leia também1 Artigo condena trajetória controversa de Lewandowski
2 Novo juiz da Lava Jato diz que não será "coveiro" da operação
3 STF: Autoridades podem pedir dados diretamente a big techs
4 A caçada de Dino e Moraes por Allan dos Santos, nos EUA
5 Moraes proíbe Justiça do DF de liberar visitas a presos por atos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.