Leia também:
X Bruno Covas melhora de inflamação e recebe alta

Lewandowski rejeita queixa-crime contra Bolsonaro no STF

Ação pedida o afastamento de Bolsonaro por suposto crime contra a saúde pública

Henrique Gimenes - 15/05/2020 15h59

Ministro Ricardo Lewandowski Foto: Carlos Humberto/ SCO/ STF

O Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro devido ao seu comportamento na pandemia de coronavírus. O pedido foi apresentado pelo advogado José Gabriel Avila Campelo, que apontou um suposto crime contra a saúde pública cometido pelo presidente.

Lewandowski rejeitou dar prosseguimento à ação após o presidente Jair Bolsonaro enviar os exames de coronavírus ao STF. Os resultados dos três testes deram negativo para Covid-19.

Em sua decisão, o ministro escreveu que “na Reclamação 40.574 dei ampla publicidade aos laudos dos exames a que se sujeitou o Presidente da República, para a eventual detecção da Covid-19. Os resultados daquelas análises foram negativos (…) Assim, resto momento, reputo inviável a presente queixa-crime, pois restou esvaziada a imputação feita pelo querelantes”.

Ao entrar com a ação no STF, o advogado José Gabriel Avila Campelo apontou o comportamento do presidente ao participar de atos em favor do governo. “Ainda, sem prejuízo de outros, [Bolsonaro] tem conduta que sugere, de forma robusta, o cometimento de crimes de disseminação de doença contagiosa, daí a necessidade da inafastável apresentação dos seus realizados exames para detecção de ser ou não portador do coronavírus”.

Ele também chegou a pedir o afastamento de Bolsonaro.

Leia também1 STF: Barroso irá relatar ação contra MP de Bolsonaro
2 Governo lança campanha contra violência doméstica
3 Mandetta se pronuncia após demissão de Nelson Teich

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.