Leia também:
X TCU alertou governo Lula sobre risco de “apagão” de insulina

Lewandowski fez nesta quinta a última sessão plenária no STF

Ministro entregou carta de aposentadoria e deixará tribunal 30 dias antes do previsto

Marcos Melo - 30/03/2023 21h30 | atualizado em 31/03/2023 11h11

Ricardo Lewandowski Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Finalmente a novela sobre a vacância do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, terminou. Ele mesmo anunciou nesta quinta-feira (30), em entrevista coletiva, sua aposentadoria. O magistrado completará 75 anos em maio, mas optou por antecipar sua saída da Suprema Corte.

O ministro confirmou que entregou à presidente do STF, Rosa Weber, seu pedido de aposentadoria. O documento já foi encaminhado ao presidente Lula (PT) e oficializa a jubilação com 30 dias de antecedência. Esta quinta-feira marcou sua última participação em sessão plenária como ministro.

– Essa minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam, e eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo – disse o magistrado que declarou sair com a certeza de missão cumprida e pronto “para novas jornadas”.

Antes de colocar o ponto final de sua carreira ministerial no tribunal, Lewandowski usou de mais leniência com a casta política do que de costume. Só nos atos mais recentes, o magistrado encerrou três ações contra o presidente Lula, suspendeu processo contra os petistas Antonio Palocci (ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil) e Paulo Okamotto (diretor do Instituto Lula), além de encerrar ação contra o atual vice-presidente de Lula, Geraldo Alckmin, acusado de receber ilegalmente R$ 11,3 milhões de doações da Odebrecht.

Lula deve indicar outro advogado petista para compor a mais alta Corte do país. Em 2009, indicou Dias Toffoli, advogado do PT. E agora, tudo indica que no lugar de Lewandowski o petista indicará seu defensor na Lava Jato, Cristiano Zanin.

Leia também1 Lewandowski é xingado durante voo: "O diabo vai te levar"
2 Lewandowski libera indicação de políticos para empresas estatais
3 STF: Lewandowski suspende mais cinco ações da Lava Jato
4 Lewandowski sugere "perfil desejável" de seu sucessor no STF
5 Lewandowski suspende processo contra Palocci e Okamotto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.