Leia também:
X Portal lulista publica ameaças de morte contra Moro e Dallagnol

Lewandowski envia à PGR acusação contra Moro e Deltan

Ministro pede parecer da Procuradoria; procedimento é praxe

Pleno.News - 30/03/2023 12h09 | atualizado em 30/03/2023 12h30

Ministro Ricardo Lewandowski Foto: Carlos Humberto/SCO/STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta quarta-feira (29), um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as acusações do advogado Rodrigo Tacla Duran contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). O procedimento é praxe. A PGR deve dizer se vê elementos para abrir uma investigação. O caso corre em sigilo.

Apontado na Lava Jato como operador de propinas pagas pela Odebrecht a políticos e agentes públicos, o advogado afirma que foi vítima de extorsão em troca de facilidades para clientes em acordos de colaboração com a força-tarefa. Duran não detalhou qual teria sido a participação de Moro e Dallagnol no suposto esquema, mas declarou que havia uma “prática comercial” em torno das delações.

– As autoridades que passaram pelo processo pensavam que eu estava apostando na estratégia da prescrição, que eu não queria me defender, não, nunca foi isso, jamais. Eu só estava esperando ter um juízo transparente – afirmou em audiência na última segunda-feira (27).

– Eu não cedi, até porque eu nunca admiti criminalizar a advocacia ou a minha profissão. Eu não entreguei cliente meu intimidado, ameaçado para ser preso. Esse é o problema aqui na origem – seguiu Duran.

O caso chegou ao STF nesta semana, depois que Tacla Duran pediu uma audiência com o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, e reiterou as acusações. Ele já havia lançado suspeitas sobre as negociações de delações da Lava Jato em 2017.

Com a implicação de Moro e Dallagnol, que têm direito a foro privilegiado, Appio decidiu encaminhar os autos ao Supremo. Ele também pediu uma investigação urgente na superintendência da Polícia Federal no Paraná.

O senador e o deputado afirmam que as acusações são falsas e vêm sendo usadas politicamente. Em nota, Moro chamou o advogado de “criminoso confesso e destituído de credibilidade”. Também disse que as provas que o advogado diz ter foram “fabricadas”. Dallagnol afirmou que a história é “requentada” e já foi investigada pela PGR.

*AE

Leia também1 MPF pede que caso do PCC contra Moro seja levado à Justiça de SP
2 Sergio Moro e Contarato batem boca na CCJ do Senado
3 Portal lulista publica ameaças de morte contra Moro e Dallagnol
4 Moro rebate fala descabida de Gilmar Mendes: "Mentiras"
5 Novo juiz da Lava Jato põe desafeto de Moro sob proteção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.