Lewandowski e Castro anunciam escritório contra crime
Medida surgiu após reunião, nesta quarta-feira
Pleno.News - 29/10/2025 21h43 | atualizado em 30/10/2025 12h00

Nesta quarta-feira (29), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) anunciaram a criação de um escritório emergencial em prol do combate do crime organizado. A iniciativa surgiu depois de uma reunião entre autoridades do Rio e do governo federal a pedido de Lula (PT).
Lewandowski disse que o escritório é como um fórum de diálogo que unirá forças estaduais e federais. Trata-se de uma estrutura temporária para dar agilidade às decisões durante a crise.
O governo federal colocou à disposição do Rio de Janeiro um escritório emergencial comandado pelo secretário de Segurança do Rio e pelo secretário-executivo de Segurança Pública do governo federal; aumento de efetivo da Força Nacional; reforço da Polícia Rodoviária Federal; vagas em presídios federais para transferir lideranças do crime organizado; peritos criminais (médicos legistas, odontólogos e especialistas em balística da Força Nacional e de outros estados); e intensificação da inteligência da Polícia Federal com foco na descapitalização do crime organizado, com apoio do Coaf e da Receita Federal.
Castro falou que todas as ofertas foram prontamente aceitas. As informações são do Poder360.
Leia também1 Quem é Doca, principal líder do CV na Penha e alvo de operação
2 TSE marca data de julgamento que pode cassar Cláudio Castro
3 Levantamento diz que maioria nas redes desaprova ação no RJ
4 OAB e imprensa subiram Alemão após autorização do tráfico
5 Câmeras de policiais podem não ter gravado operação no RJ



















