Leia também:
X Mesmo morando no Alvorada, PT segue pagando aluguel de Lula

Lewandowski defende anulação de sentenças contra J&F

Ex-ministro do STF é agora consultor sênior da empresa

Pleno.News - 17/05/2023 13h09 | atualizado em 17/05/2023 13h30

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF Foto: Reprodução

Em seu primeiro parecer como consultor sênior do Grupo J&F, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski defendeu que as sentenças contra a empresa sejam anuladas.

Segundo informações da revista Crusoé, o magistrado aposentado da Corte máxima afirmou que a queixa da J&F merece prosperar. Ele argumenta que a empresa é autora “das Ações Anulatórias em que foram proferidas as decisões reclamadas”.

A J&F, holding brasileira da família Batista e que controla a JBS, contratou o ex-ministro menos de uma semana após ele deixar seu posto na Suprema Corte.

Lewandowski foi escalado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista para defender a J&F na disputa judicial bilionária contra a companhia indonésia Paper Excellence pela Eldorado Papel e Celulose. A negociação envolve valores superiores a R$ 15 bilhões.

O parecer do ex-ministro defendendo a anulação de sentenças despertou críticas sobre sua decisão envolvendo a JBS na época em que ele era magistrado no STF.

No mês de fevereiro de 2021, Lewandowski suspendeu um processo no Tribunal de Contas da União (TCU) contra Joesley Batista. A ação apontava irregularidades na compra de frigorífico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e solicitava uma reparação de R$ 670 milhões.

A empresa de carnes JBS vem sendo investigada dentro e fora do Brasil em diversas ações envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro.

Leia também1 STF decide adiar o julgamento sobre o Marco Civil da Internet
2 Lula deve passar por cirurgia, avalia equipe médica
3 Após ir à feira do MST, Alckmin "condena" invasões de terra
4 Presidente do Equador dissolve Parlamento e convoca eleições
5 Votação para cassar Dallagnol durou 1 minuto e 6 segundos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.