Leia também:
X Pazuello é nomeado para cargo, e volta ao governo Bolsonaro

Lewandowski cobra de Bolsonaro explicações sobre Copa América

Decisão do ministro do STF foi dada após o PT alegar que a realização do evento é uma medida "irresponsável"

Pleno.News - 01/06/2021 15h09 | atualizado em 01/06/2021 15h58

Ministro Ricardo Lewandowski Foto: SCO/STF/Carlos Humberto

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Jair Bolsonaro preste informações sobre realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia de covid-19. O ministro destacou a “importância da matéria” e a “urgência do caso” em despacho proferido nesta terça-feira (1°).

A decisão foi dada após o Partido dos Trabalhadores alegar que a autorização para a realização da Copa América no país é uma medida “irresponsável e inconstitucional”, pedindo que o governo federal seja impedido de assinar contratos e protocolos com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ou com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O PT pediu que o Supremo intime Bolsonaro e os ministros da Casa Civil, da Saúde, das Relações Exteriores e do Secretaria Nacional do Esporte a prestar esclarecimentos sobre o processo administrativo instaurado a fim de se aferir a condição de o país sediar evento esportivo internacional, como a Copa América.

Além disso, pediu que os prefeitos das cidades que eventualmente vierem a ser indicadas como sede das partidas, bem como governadores dos respectivos Estados e Distrito Federal, demonstrem as condições da estrutura do sistema de saúde “a afirmar se estariam aptas ou inaptas a receber o evento esportivo”.

O anúncio de que o Brasil vai sediar a competição, marcada para os dias 13 de junho a 10 de julho, foi feito nesta segunda pela Conmebol. O dirigente da confederação, Alejandro Dominguez, chegou a agradecer o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

– Quero agradecer muito especialmente ao presidente Jair Bolsonaro e a seu gabinete por receber o torneio de seleções mais antigo do mundo. Igualmente meus agradecimentos vão para o presidente da CBF, Rogério Caboclo, por sua colaboração – escreveu.

Apesar do comunicado, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, não deu como certo que o país receba a competição e disse que a condição estabelecida pelo governo brasileiro para sediar o evento foi que os jogos aconteçam sem torcidas e que todos os integrantes das delegações estejam vacinados.

*Estadão

Leia também1 Copa América: Conmebol tem 13 dias para vacinação de seleções
2 Renan Calheiros pede a Neymar: "Não vá jogar a Copa América"
3 Bolsonaro aprova Copa América e critica pressão feita pela Globo
4 Ex-repórter da Globo detona 'hipocrisia' da emissora com a Copa América
5 Governo diz que a Copa América no Brasil ainda não está certa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.